Aula 55 Povos da Antiguidade

TEMA: Povos da Antiguidade
Nossa aula foi:
6ºA, sexta-feira, 16 de maio de 2025.
6ºB, segunda-feira, 19 de maio de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
 
HABILIDADES
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
 
CONTEÚDO
Povos da Antiguidade Oriental, Índia, China e Japão: localização geográfica, rotas comerciais, produtos, religiões e culturas
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da invenção da escrita para o registro da história.
Identificar as principais civilizações da Antiguidade Oriental e seus legados.
Relacionar os aspectos culturais, políticos e econômicos das civilizações do Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios e Persas.
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e síntese de informações históricas.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e contextualizar o conteúdo com uma pergunta motivadora: "Você sabia que os primeiros alfabetos foram criados há mais de 3 mil anos?"
Distribuir o texto do material da Seduc-GO (NetEscola, Aula 6, Segundo Bimestre) e realizar a leitura coletiva e pausada, destacando os principais termos históricos.
Utilizar metodologia ativa: organizar os alunos em grupos de especialistas. Cada grupo deverá estudar um trecho do texto referente a uma civilização (Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, Persas) e elaborar uma apresentação simples (cartaz ou mapa mental) destacando:
Localização geográfica
Religião
Economia
Contribuições para a história
Apresentar os trabalhos em sala e promover a troca de saberes entre os grupos.
Grupo 1 – Egito Antigo
Localização geográfica: Nordeste da África, às margens do rio Nilo.
Religião: Politeísta (acreditavam em vários deuses); os faraós eram considerados deuses vivos.
Economia: Baseada na agricultura nas margens férteis do rio Nilo; sistema de servidão coletiva.
Contribuições para a história: Arquitetura monumental (pirâmides), avanços na medicina, organização estatal forte, crença na vida após a morte.
Grupo 2 – Mesopotâmia
Localização geográfica: Entre os rios Tigre e Eufrates, atual região do Iraque.
Religião: Politeísta.
Economia: Agricultura irrigada com servidão coletiva; cidades-estado autônomas.
Contribuições para a história:
Sumérios: escrita cuneiforme
Amoritas: Código de Hamurabi
Caldeus: Jardins Suspensos e domínio de Nabucodonosor
Grupo 3 – Hebreus
Localização geográfica: Palestina (atual região de Israel).
Religião: Monoteísta – acreditavam em um único Deus.
Economia: Sem destaque específico no texto, mas baseada em atividades pastoris e agrícolas.
Contribuições para a história: Primeiros a desenvolver uma religião monoteísta; influência nas religiões cristã, judaica e islâmica; narrativa bíblica.
Grupo 4 – Fenícios
Localização geográfica: Costa oriental do mar Mediterrâneo (atual Líbano).
Religião: Politeísta.
Economia: Comércio marítimo; navegadores e comerciantes ativos no Mediterrâneo.
Contribuições para a história: Criação do primeiro alfabeto fonético com 22 letras, base do alfabeto moderno; grande influência no comércio.
Grupo 5 – Persas
Localização geográfica: Norte do Golfo Pérsico, posteriormente expandiram para a Ásia Menor e Mesopotâmia.
Religião: O texto não especifica, mas geralmente se refere ao zoroastrismo na cultura persa.
Economia: Baseada em tributos e agricultura nas vastas áreas conquistadas.
Contribuições para a história: Expansão territorial e construção de um dos maiores impérios da Antiguidade; modelo administrativo com respeito à diversidade dos povos dominados.
Material didático:
Texto: Escrita Cuneiforme – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 6, Segundo Bimestre
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Aplicar um questionário com questões objetivas e discursivas:
1. O que marcou o início da Idade Antiga?
A invenção da escrita, por volta de 4.000 a.C.
Compreensão de que a escrita é um marco divisor da Pré-História e da História.
Alguns alunos podem responder apenas “a escrita”, o que ainda é aceitável se houver coerência com o conteúdo.
 
2. Quais civilizações antigas habitaram o Oriente Médio e o norte da África?
Resposta esperada:
Egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos.
Nomeação de ao menos duas civilizações corretas já demonstra compreensão parcial.
Os alunos mais atentos devem listar pelo menos três ou quatro.
 
3. Qual povo criou o primeiro alfabeto?
Resposta esperada:
Os fenícios.
Identificação direta e objetiva do povo fenício.
Alunos que confundirem com os hebreus ou sumérios devem ser orientados quanto à diferença entre alfabeto e escrita cuneiforme ou bíblica.
 
4. Quem foram os faraós?
Resposta esperada:
Líderes do Egito Antigo que governavam e eram considerados deuses.
Uma definição que indique liderança e/ou associação à religião egípcia.
Mesmo que resumida, se o aluno disser “reis do Egito” ou “governantes vistos como deuses”, já demonstra compreensão.
 
5. Cite uma contribuição dos caldeus.
Resposta esperada:
A construção dos Jardins Suspensos da Babilônia ou a escravização dos hebreus por Nabucodonosor.
Menção de ao menos uma das realizações associadas aos caldeus.
Se o aluno citar “rei Nabucodonosor” ou “escravizaram os hebreus”, já está no caminho certo.
Os mais avançados podem citar os Jardins Suspensos, um símbolo de riqueza e cultura.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Entregar uma atividade adaptada com:
Frases incompletas a serem completadas com apoio de banco de palavras
Imagens ilustrativas para associação com palavras-chave (ex: pirâmide → Egito; barco → Fenícios)
Questões de escolha entre duas opções com símbolos de apoio
Uso do texto resumido como apoio durante a atividade
 
MATERIAL:
Povos da Antiguidade
1. A invenção da escrita aconteceu aproximadamente em 4.000 a.C. e proporcionou às civilizações um recurso de comunicação. Funcionou e funciona até hoje como método para registrar acontecimentos. Um dos marcos para dividir a história da humanidade foi a escrita. Com a invenção da escrita inicia-se o período da História denominado de História da idade antiga.
2. A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, essa época se refere desde o momento de descoberta e uso da escrita até o declínio do Império Romano Ocidental em 476 d.C. A Antiguidade vem logo depois da Pré-História e é seguida pela Idade Média, Idade Moderna e, posteriormente, pela Idade Contemporânea. A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Apesar disso, cada local possuía uma forma de distinguir seu período histórico. Em se tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista: oriental e ocidental ou clássica.
3. Os egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram algumas das civilizações a formar o Oriente durante a Idade Antiga. Eles dominavam principalmente a região do Oriente Médio e do norte da África. A economia do Egito Antigo e da Mesopotâmia, maiores e principais sociedades da época, era firmada na produção agrícola proporcionada pelas terras férteis ao lado dos rios Tigres e Eufrates e rio Nilo. O sistema de produção era baseado em regimes de servidão coletiva, na qual todo produtor deveria separar parte da mercadoria adquirida para o Estado. A história do Egito foi marcada por ciclos que se iniciaram no período Arcaico seguido do Antigo Império, Médio Império e Novo Império, este último levando a civilização egípcia a uma fase de declínio com agitações e invasões estrangeiras. No auge do império, as sociedades eram dominadas pelos faraós. Eles eram vistos como deuses, já que a crença religiosa da época era politeísta, ou seja, acreditavam em mais de um deus.
4. A Mesopotâmia foi formada pelos povos assírios, acádios, caldeus, sumérios e amoritas, que se organizavam em cidades-estados autônomas e com seu próprio governo. Também possuíam uma crença politeísta e o mesmo sistema de servidão coletiva.
5. Os sumérios se destacavam pela criação da escrita cuneiforme e os amoritas pelo Código de Hamurabi. Na época de domínio dos caldeus, houve um rei de significativa importância chamado Nabucodonosor, o responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e pela escravização dos hebreus.
6. Os fenícios viviam na Ásia, costa oriental do Mediterrâneo, onde exerciam enorme influência no comércio marítimo. Esse povo se destacou pela criação do primeiro alfabeto composto por 22 letras, servindo de base para a construção do alfabeto atual.
7. Os Persas habitaram o norte do Golfo Pérsico e, posteriormente, a Ásia Menor e a Mesopotâmia com a larga expansão territorial. Já os hebreus viveram na Palestina, mas foram escravizados pelos egípcios e depois pelos neobabilônicos (povo caldeu).

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TÓPICOS
1. A Escrita e o Início da História
A escrita surgiu por volta de 4.000 a.C.
Marcou o fim da Pré-História e o começo da Idade Antiga
Permitiu registrar acontecimentos
 
2. O que foi a Antiguidade?
Período que vai da invenção da escrita até 476 d.C.
Começa após a Pré-História e vem antes da Idade Média
Regiões importantes: Europa, Ásia e África
Dividida em:
Oriente Antigo (Egito, Mesopotâmia, etc.)
Ocidente Clássico (Grécia e Roma – não abordado neste texto)
 
3. Civilizações do Oriente Antigo
Egito Antigo
Localizado no norte da África, às margens do rio Nilo
Religião: Politeísta (acreditavam em vários deuses)
Líder: Faraó (considerado um deus)
Economia: agricultura, com servidão coletiva
Fases: Período Arcaico, Antigo Império, Médio Império e Novo Império
 
Mesopotâmia
Entre os rios Tigre e Eufrates (atual Iraque)
Povos: Sumérios, Acádios, Assírios, Caldeus, Amoritas
Organização: Cidades-Estado
Religião: Politeísta
Economia: agricultura e servidão coletiva
Contribuições:
Sumérios: escrita cuneiforme
Amoritas: Código de Hamurabi
Caldeus: Jardins Suspensos da Babilônia, rei Nabucodonosor
 
Hebreus
Localizados na Palestina
Religião: Monoteísta (um único Deus)
Foram escravizados pelos egípcios e caldeus
Contribuição: base das religiões judaica, cristã e islâmica
 
Fenícios
Viviam na costa do Mediterrâneo, onde hoje é o Líbano
Atividade principal: comércio marítimo
Contribuição: Primeiro alfabeto fonético com 22 letras
 
Persas
Região: norte do Golfo Pérsico, depois expandiram para a Ásia Menor e Mesopotâmia
Criaram um dos maiores impérios da Antiguidade
Toleravam os povos dominados
 
4. Legados e Contribuições
Escrita cuneiforme (Sumérios)
Código de leis (Hamurabi)
Alfabeto (Fenícios)
Religiões monoteístas (Hebreus)
Organização estatal e monumentalidade (Egípcios)

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