Aula 59 Civilizações Pré-Colombianas

TEMA: Civilizações Pré-Colombianas
Nossa aula foi:
6ºA, quarta-feira, 28 de maio de 2025.
6ºB, segunda-feira, 26 de maio de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
 
HABILIDADES
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
 
CONTEÚDO
Primeiras civilizações e Estados: África, Oriente e Américas
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar as principais características das civilizações maia, asteca e inca.
Compreender o conceito de civilizações pré-colombianas e sua importância histórica.
Reconhecer a diversidade cultural e social das civilizações americanas antes da chegada dos europeus.
Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos históricos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula, contextualizando a chegada dos europeus à América e a importância das civilizações pré-colombianas.
Entregar o texto base “Civilizações Pré-Colombianas” para leitura individual ou coletiva.
Orientar a realização de uma leitura compartilhada, fazendo pausas para explicar os pontos mais importantes e sanar dúvidas.
Propor uma atividade com metodologia ativa:
“Roda de Saberes” – Organizar a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá:
Discutir uma das civilizações (maia, asteca ou inca) com base no texto.
Produzir um cartaz ilustrativo com as principais informações: localização, organização social, economia, cultura e religião.
1. Localização
Maias: Península de Yucatán (sul do atual México), Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.
Astecas: Norte e centro do atual México; posteriormente, fixaram-se na região onde hoje está a Cidade do México.
Incas: Região da Cordilheira dos Andes, abrangendo os atuais países: Equador, Peru, Bolívia, parte da Colômbia, Chile e Argentina.
2. Organização Social
Maias: Cidades-estado independentes, geralmente em conflito entre si. O poder político, militar e religioso concentrava-se no rei.
Astecas: Império centralizado; mantinham governantes locais dominados, que deviam pagar tributos. Forte hierarquia militar e social.
Incas: Sociedade fortemente hierarquizada, liderada pelo Inca (imperador), considerado descendente do Sol. O Estado controlava terras e a distribuição dos recursos.
3. Economia
Maias: Agricultura baseada principalmente no cultivo do milho; utilizavam técnicas como queimadas e terraços; desenvolveram comércio entre cidades.
Astecas: Economia agrícola, especialmente de milho, feijão e abóbora; utilizavam as “chinampas” (ilhas artificiais para cultivo); também baseavam sua riqueza na cobrança de tributos dos povos dominados.
Incas: Agricultura desenvolvida em terraços (andenes) nas montanhas; cultivo de batata, milho e quinoa; uso da lhama como animal de carga; economia centralizada pelo Estado.
4. Cultura
Maias: Desenvolveram avançadas técnicas de Matemática e Astronomia; criaram um calendário próprio; uma das poucas culturas da América com sistema de escrita.
Astecas: Grandes arquitetos e engenheiros; preservaram as construções dos povos dominados e criaram novas; cultura guerreira com importantes manifestações artísticas e religiosas.
Incas: Excelentes construtores de estradas, pontes suspensas e cidades como Machu Picchu; transmitiam conhecimentos oralmente e por quipus (cordões com nós usados para contagem).
5. Religião
Maias: Politeístas; cultuavam deuses relacionados à natureza (como o Sol e a Chuva); realizavam rituais e sacrifícios humanos.
Astecas: Politeístas; valorizavam muito o culto ao deus do Sol e à guerra; realizavam sacrifícios humanos como parte dos rituais religiosos.
Incas: Politeístas; principal divindade era Inti, o deus Sol; o Inca era considerado descendente direto do Sol; práticas religiosas ligadas ao culto da natureza.
Apresentar oralmente o cartaz para a turma, expondo o que aprenderam.
Estimular os alunos a fazer perguntas entre si após as apresentações, promovendo um debate saudável e colaborativo.
Encerrar a aula com um resumo coletivo, destacando as semelhanças e diferenças entre as civilizações.
Material didático:
Texto: Civilizações Pré-Colombianas – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 7, Segundo Bimestre
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Observar a participação nas atividades em grupo e nas apresentações.
Solicitar que os alunos respondam a um pequeno questionário escrito com as seguintes questões:
1. O que significa “civilizações pré-colombianas”?
Resposta esperada:
São as civilizações que existiam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492. Esse termo é usado para se referir aos povos e culturas que se desenvolveram no continente americano antes do contato com os europeus.
Resposta aceitável simplificada:
Povos que viviam na América antes da chegada de Colombo.
2. Quais eram as principais características dos maias?
Resposta esperada:
Os maias viviam na região da Península de Yucatán e áreas próximas. Eram organizados em cidades independentes e muitas vezes rivais. Possuíam grande conhecimento de Matemática e Astronomia, criaram um calendário próprio e foram um dos poucos povos da América a desenvolver um sistema de escrita.
Resposta aceitável simplificada:
Eles moravam na região do México, tinham conhecimento em Matemática e Astronomia, criaram um calendário e tinham escrita.
3. Como os astecas formaram seu império?
Resposta esperada:
Os astecas, originalmente nômades, migraram do norte para o sul do atual México, onde dominaram outros povos graças à sua superioridade militar. Permitiam que os povos dominados mantivessem seus governantes e tradições, mas exigiam o pagamento de tributos. Assim, formaram um grande império.
Resposta aceitável simplificada:
Eles dominaram outros povos usando a força e fizeram um império cobrando tributos.
4. Por que o Inca era considerado importante na sociedade inca?
Resposta esperada:
O Inca era considerado importante porque era o soberano, responsável pelo poder político e espiritual. Ele era visto como descendente do deus Sol, a principal divindade dos incas, o que lhe conferia grande autoridade sobre o império e seu povo.
Resposta aceitável simplificada:
Porque ele era o chefe e era considerado filho do Sol.
Avaliar a capacidade de compreender e expressar as informações trabalhadas, além da cooperação nas atividades.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Entregar uma versão adaptada do questionário, com questões de escolha entre imagens ou palavras-chave:
 
Marcar: ( ) Povos da Europa ( ) Povos da América antes de Colombo
→ O que significa “civilizações pré-colombianas”?
Os maias eram bons em: ( ) Futebol ( ) Astronomia e Matemática
Como os astecas formaram um império?
→ Marcar: ( ) Por amizade ( ) Por guerras e domínio
O Inca era: ( ) Um rei importante ( ) Um simples agricultor
Permitir o uso do texto para apoio durante a atividade.
Valorizar o esforço, a participação e a compreensão, mesmo que parcial, do conteúdo.
 
MATERIAL:
Civilizações pré-colombianas
1. A América que os europeus conheceram no final do século XV era habitada por mais de 60 milhões de pessoas, distribuídas em diferentes regiões e organizadas em grupos culturais e étnicos distintos. Dessa população, destacam-se três grandes civilizações: maias, astecas e incas.
2. Os maias viviam na península de Yucatán, ao sul do atual México, e espalharam-se pelos territórios que hoje pertencem à Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador. Por volta do século IV a.C., já se organizavam em cidades independentes e, muitas vezes, inimigas entre si. A maior autoridade local era o rei, líder político, militar e religioso. Eram profundos conhecedores de Matemática e Astronomia e construíram observatórios astronômicos para estudar os corpos celestes. Com base nesses estudos, desenvolveram um calendário próprio que previa as estações do ano. Com isso, puderam estabelecer quais seriam as melhores épocas para a prática da semeadura, do cultivo e da colheita dos produtos agrícolas. Os maias foram um dos únicos povos da América que desenvolveram uma forma de escrita.
3. Os indivíduos passaram da Ásia para a América em várias ondas migratórias, através do estreito de Bering (entre a Sibéria e o Alasca), durante os três últimos períodos glaciais. A história da América está dividida entre antes e depois de sua descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa divisão foi estabelecida não apenas para facilitar nossos estudos, mas também para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é denominado, pelos historiadores e demais estudiosos, como “Período Pré-Colombiano”, e as civilizações que se desenvolveram nesse período são conhecidas como “civilizações pré-colombianas”.
4. O povo asteca é originário do norte do atual México. Inicialmente, viviam da caça e da coleta de alimentos, e eram nômades. No século XIV, dirigiram-se para o sul, entrando em contato com povos que praticavam a agricultura e construíam cidades. Devido à superioridade militar, os astecas dominaram essas populações, permitindo que mantivessem os mesmos governantes e tradições, desde que lhes pagassem tributos. Em pouco tempo, os astecas formaram um grande império. Foram grandes arquitetos, matemáticos e astrônomos. Preservavam as edificações construídas pelos povos dominados e erguiam outras, utilizando técnicas já existentes.
5. Entre os séculos XIII e XIV, os incas formaram um vasto império que se estendeu da região dos atuais Equador até o Chile. Dominaram mais de cem povos que habitavam a Cordilheira dos Andes, impondo sua língua, leis e crenças religiosas. O poder político e espiritual concentrava-se em um soberano, o Inca. Ele era considerado um descendente do Sol, a principal divindade cultuada por esse povo. As terras agrícolas pertenciam ao Estado, que as dividia em lotes distribuídos entre as famílias. Estas, porém, eram obrigadas a cultivar também as terras pertencentes ao poder central e aos sacerdotes, além de trabalhar na construção de obras públicas e de participar das guerras.
 
TÓPICOS
Civilizações Pré-Colombianas – Resumo Visual
1. O que são civilizações pré-colombianas?
Povos que viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.
Importantes para entender a história da América antes do contato com os europeus.
2. Como os povos chegaram à América?
Migrações vindas da Ásia para a América.
Passaram pelo estreito de Bering (entre Sibéria e Alasca), durante períodos glaciais.
3. Principais Civilizações Pré-Colombianas
MAIAS
Localização: Península de Yucatán (sul do México), Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.
Organização: Cidades independentes, muitas vezes inimigas.
Sociedade: Rei era o líder político, militar e religioso.
Cultura:
Matemática e Astronomia avançadas.
Criaram um calendário.
Desenvolveram escrita própria.
Economia: Agricultura, com destaque para a semeadura, cultivo e colheita conforme as estações.
ASTECAS
Localização: Norte e centro do atual México.
Origem: Eram nômades que migraram para o sul.
Formação do Império:
Dominaram outros povos com força militar.
Permitiram que os povos mantivessem governantes, mas exigiam tributos.
Cultura:
Grandes arquitetos, matemáticos e astrônomos.
Construíram novas cidades e preservaram obras antigas.
INCAS
Localização: Cordilheira dos Andes, atual região do Equador ao Chile.
Formação do Império: Entre os séculos XIII e XIV.
Domínio: Mais de 100 povos, impondo sua língua, leis e religião.
Sociedade:
O Inca era o soberano, considerado descendente do Sol.
Sistema de terras: propriedade do Estado, distribuídas para as famílias.
Dever das famílias: trabalhar para o Estado e participar de obras públicas.
Cultura:
Religião ligada ao culto do Sol.
Economia agrícola organizada e centralizada.
4. Divisão da História da América
Antes de 1492: Civilizações pré-colombianas.
Depois de 1492: Encontro e choque cultural entre europeus e povos nativos.

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