Aula 53 Escrita da Civilização Maia

TEMA: Escrita da Civilização Maia
Nossa aula foi:
6ºA, quarta-feira, 14 de maio de 2025.
6ºB, terça-feira, 6 de maio de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
 
HABILIDADES
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
 
CONTEÚDO
Formas de registros
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da escrita para o desenvolvimento das civilizações, especialmente a civilização maia.
Relacionar a escrita maia com os avanços em matemática, astronomia, arte e arquitetura.
Refletir sobre o impacto da comunicação escrita no progresso de uma sociedade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com uma sensibilização
Expor imagens de inscrições maias (hieróglifos) projetadas ou impressas.
Perguntar: "Por que será que a escrita é importante para uma civilização?"
De forma geral, o esperado é que eles consigam perceber intuitivamente que:
A escrita serve para registrar conhecimentos e transmitir informações.
A escrita ajuda a preservar tradições, fazer ciência e evoluir como sociedade.
Ainda se espera os alunos tragam respostas nos seguintes campos:
Comunicação:
→ "Para as pessoas se entenderem", "para deixar mensagens", "para avisar algo importante".
Organização social:
→ "Para fazer leis", "para organizar cidades", "para controlar o que cada um faz".
Registro histórico:
→ "Para guardar as histórias", "para não esquecer as coisas", "para contar para as próximas gerações".
Desenvolvimento do conhecimento:
→ "Para ensinar", "para passar ideias", "para fazer contas", "para aprender mais coisas".
Tecnologia e avanços:
→ "Para construir coisas melhores", "para estudar as estrelas", "para fazer contas difíceis".
Registrar no quadro as respostas dos alunos, conectando-as ao tema da aula.
Apresentar o conteúdo do texto
Distribuir o texto da Aula 6 – Escrita da Civilização Maia (Seduc GO, NetEscola).
Orientar a leitura coletiva ou em duplas, destacando palavras-chave.
Civilização Maia
Mesoamericana
Pré-colombiana
Novo Mundo
Linguagem escrita
Idioma falado
Evolução
Matemática
Previsões astronômicas
Arte
Arquitetura
Evolução social
Comunicação
Desenvolvimento
Propor a construção de um Mapa Mental em grupo, no quadro ou em cartolina:
No centro: Escrita Maia.
Em volta: "Matemática", "Astronomia", "Arte", "Arquitetura", "Evolução Social".
Relacionar cada palavra com trechos do texto.
🧩 Centro: Escrita Maia
"A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana [...] que possui uma linguagem escrita que podia representar completamente o idioma falado."
🔵 Em volta:
1. Matemática
"Com o suporte que a linguagem escrita oferece a civilização maia conseguiu evoluir imensamente [...], conseguindo assim criar modelos matemáticos desenvolvidos."
2. Astronomia
"Com o suporte que a linguagem escrita oferece [...], fazer previsões e sistemas astronômicos."
3. Arte
"Possuíam uma arte [...] muito mais profunda."
4. Arquitetura
"Possuíam [...] uma arquitetura muito mais profunda."
5. Evolução Social
"Com isso é possível se fazer uma clara alusão entre a escrita e a evolução de uma sociedade [...], foi graças a ela que os maias chegaram a um nível colossal em sua evolução social."
Dividir a turma em pequenos grupos e estimular cada grupo a criar seu próprio mapa mental simplificado.
Promover uma conversa a partir das seguintes perguntas:
Como a escrita maia ajudou no desenvolvimento da sociedade?
Pode-se esperar:
Alunos associando a escrita à organização social (leis, calendários, registros religiosos).
Reconhecimento de que a escrita permitiu avanços na matemática, astronomia, arte e arquitetura.
Percepção de que, com a escrita, os maias guardavam conhecimentos e planejavam melhor suas atividades.
Que outras civilizações que estudamos também usaram a escrita?
Pode-se esperar:
Alunos citando civilizações que já tenham sido trabalhadas nas aulas, como:
Egípcios (Hieróglifos)
Mesopotâmicos (Escrita cuneiforme)
Chineses (Ideogramas)
Gregos e Romanos (alfabetos antigos)
Atualmente, o que aconteceria com a nossa sociedade sem escrita?
Pode-se esperar:
Alunos percebendo a dependência da escrita no mundo moderno.
Identificação de problemas como:
Desorganização (sem leis, sem registros)
Dificuldade de comunicação (não teria livros, mensagens, internet)
Perda de conhecimentos (não teríamos escolas, ciência, história)
Entregar uma folha de atividade com perguntas sobre o texto.
Material didático:
Texto: Escrita Cuneiforme – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 6, Segundo Bimestre
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Responder a questões interpretativas e reflexivas sobre o texto, como:
O que diferenciava a escrita maia das demais civilizações do continente americano?
O que esperar:
Que percebam que a escrita maia conseguia representar completamente o idioma falado, ao contrário de outras civilizações que usavam sistemas de registro mais limitados (como símbolos ou pictogramas simples).
Que entendam que a escrita maia era sofisticada e completa, não apenas decorativa.
Cite dois avanços que os maias conseguiram devido ao uso da escrita.
O que esperar:
Que os alunos consigam mencionar corretamente duas áreas que se desenvolveram graças à escrita.
As respostas mais esperadas são:
Matemática (modelos matemáticos desenvolvidos)
Astronomia (previsões astronômicas)
Aceitável também: Arte ou Arquitetura.
Em sua opinião, como a escrita pode transformar uma sociedade?
O que esperar:
Que os alunos desenvolvam reflexão pessoal, conectando o conteúdo à realidade atual.
Que reconheçam que a escrita é fundamental para:
Organizar a vida social (leis, comunicação)
Transmitir conhecimentos (educação, ciência)
Registrar a história (memória cultural)
Estimular inovações (tecnologia, avanços culturais)
Que demonstrem compreensão de que a escrita permite o progresso e a continuidade de uma sociedade.
Avaliar os mapas mentais quanto à capacidade de organização das ideias principais.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Simplificar o material com frases curtas e destacar palavras-chave em negrito.
Entregar um texto resumido em tópicos:
"Os maias criaram escrita."
"A escrita ajudou a fazer matemática, arte, astronomia."
"A escrita ajudou a melhorar a sociedade maia."
Aplicar atividades com apoio visual (figuras) e opções de múltipla escolha
 
MATERIAL:
Escrita da Civilização Maia
A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, e que possui uma relevância incontestável, principalmente por ser a única civilização do novo mundo (termo relacionado ao continente americano) que possui uma linguagem escrita que podia representar completamente o idioma falado. Com o suporte que a linguagem escrita oferece a civilização maia conseguiu evoluir imensamente em comparação a maioria das civilizações e povos que viviam ao seu redor, conseguindo assim criar modelos matemáticos desenvolvidos, fazer previsões e sistemas astronômicos e possuíam uma arte e arquitetura muito mais profunda. Com isso é possível se fazer uma clara alusão entre a escrita e a evolução de uma sociedade, e ao analisar vemos que foi graças a ela que os maias chegaram a um nível colossal em sua evolução social.
 
TÓPICOS
🏛 Quem eram os Maias?
Civilização mesoamericana pré-colombiana (antes da chegada dos europeus).
Habitavam o Novo Mundo (continente americano).
 
✍️ A Escrita Maia
Única escrita das Américas que representava completamente o idioma falado.
Linguagem escrita sofisticada e completa.
 
🚀 Importância da Escrita para os Maias
Permitiu grandes avanços para a civilização.
 
📈 Áreas Desenvolvidas Graças à Escrita:
Matemática: criação de modelos matemáticos avançados.
Astronomia: previsões astronômicas e calendário preciso.
Arte: desenvolvimento de uma arte rica e simbólica.
Arquitetura: construção de templos e cidades com técnicas sofisticadas.
 
🌟 Escrita e Evolução Social
A escrita ajudou na organização e crescimento da sociedade maia.
Contribuiu para que os maias atingissem um nível colossal de evolução comparado a outros povos da época.
 
🧠 Reflexão Final
A escrita foi fundamental para o desenvolvimento dos maias, assim como é importante para todas as civilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário