Aula 43 Escrita cuneiforme

TEMA: Escrita cuneiforme
Nossa aula foi:
6ºA, sexta-feira, 25 de abril de 2025.
6ºB, terça-feira, 22 de abril de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
 
HABILIDADES
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
 
CONTEÚDO
Formas de registros
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar a origem e o funcionamento da escrita cuneiforme;
Compreender sua importância para os registros históricos da humanidade;
Relacionar a escrita cuneiforme com a organização social e econômica da Mesopotâmia;
Produzir uma representação artística que simule uma tabuleta com escrita cuneiforme;
Comparar diferentes formas de escrita e comunicação antigas.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula de forma acessível aos alunos.
Mostrar a imagem da tabuleta com escrita cuneiforme e perguntar:
“O que vocês acham que está escrito aí?”
“Como será que era escrever sem papel ou caneta?”
Fazer leitura compartilhada do texto com os alunos, destacando palavras como: cuneiforme, estilete, pictogramas, Mesopotâmia, tabuleta.
Utilizar mapa ou globo para localizar a Mesopotâmia (atual região do Iraque).
Entregar placas de papelão, argila ou massinha (conforme disponibilidade) para que os alunos simulem tabuletas de argila.
Com palitos de churrasco ou lápis sem ponta, os alunos vão reproduzir símbolos inspirados na escrita cuneiforme, criando nomes ou mensagens curtas.
Promover troca entre grupos para tentar decifrar os símbolos dos colegas (estimula interpretação e observação).
Conduzir um bate-papo:
“Por que será que escrever foi tão importante para os povos antigos?”
“Hoje usamos celular, teclado, mas como seria viver sem isso?”
Relacionar a evolução da escrita com o desenvolvimento da civilização.
Material didático:
Texto: Escrita Cuneiforme – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 6, Segundo Bimestre
Imagem de apoio: Tabuleta com escrita cuneiforme.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Observar a participação nas atividades práticas e nas discussões.
Avaliar o envolvimento na construção da tabuleta cuneiforme.
Aplicar uma atividade escrita individual, com perguntas como:
Onde surgiu a escrita cuneiforme?
Por que ela era importante para os povos da Mesopotâmia?
Como era feita a escrita cuneiforme?
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Participar da oficina com apoio de tutor ou professor de apoio, utilizando modelos de pictogramas simples para copiar.
Atividade com cartões de perguntas com imagens e palavras-chave, por exemplo:
“Quem usava a tabuleta?” (com imagem de escriba e opções como: criança, sumério, professor)
“Com o que escreviam?” (imagem de estilete e argila, com alternativas ilustradas)
Avaliação prática com produções simbólicas livres, valorizando a tentativa de imitação dos sinais.
 
MATERIAL:
Escrita cuneiforme
1. A escrita cuneiforme é, juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita. A escrita cuneiforme é considerada a mais antiga língua humana escrita conhecida, e é definida como uma escrita produzida com o auxílio de objetos em formato de cunha, que é uma pequena ferramenta de entalhe. Foi criada pelos sumérios por volta de 3.500 a.C, na antiga Mesopotâmia. A escrita representava pictogramas, que eram gravados em tabuletas de argila.
2. No início, a escrita representava pictogramas, que eram gravados em tabuletas de argila, em sequências verticais, com o auxílio de um estilete feito de cana. Posteriormente, as formas tornaram-se mais simples, que aos poucos foi se transformando em um conjunto de centenas de sinais fonéticos e silábicos. Com o decorrer do tempo, houve outra mudança: deixou de ser escrita em colunas e começou a ser escrita em linhas (escrita horizontal) e da esquerda para a direita. Com o ajuste da posição relativa da tabuleta ao estilete, o escritor poderia traçar uma grande variedade de signos. As tabuletas cuneiformes eram empregadas de duas maneiras: eram cozidas em fornos para um registro permanente; ou eram reaproveitadas, caso a informação não fosse tão importante.
3. A escrita cuneiforme foi se popularizando e foi adotada por outros povos, incluindo os acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, mas, com a popularização deste tipo de escrita, ela passou a ser utilizada na comunicação e no trabalho.
4. A escrita cuneiforme foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, mas foi somente no século XX que documentos esclareciam alguns pontos para a compreensão deste tipo de escrita. No entanto, a compreensão dos textos sumérios pode ser difícil até para especialistas, principalmente os mais antigos, por não mostrarem a estrutura gramatical de uma maneira sólida.


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