Aula 41 Inscrição Gráfica

TEMA: Inscrição Gráfica
Nossa aula foi:
6ºA, quarta-feira, 16 de abril de 2025Retomada quarta-feira, 23 de abril de 2025.
6ºB, quinta-feira, 10 de abril de 2025. Retomada terça-feira, 15 de abril de 2025.
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
 
HABILIDADES
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
 
CONTEÚDO
Formas de registros
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da comunicação gráfica nas sociedades antigas;
Identificar o que são pictogramas e sua função histórica e atual;
Relacionar as pinturas rupestres como forma inicial de expressão humana;
Analisar e interpretar pictogramas presentes no cotidiano;
Produzir representações gráficas a partir de conceitos trabalhados.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula de forma clara aos alunos.
Exibir a imagem da arte rupestre da Caverna de Lascaux, provocando a turma com perguntas:
“O que vocês acham que esse desenho significa?”
“Será que esses desenhos já eram uma forma de comunicação?”
Realizar leitura compartilhada do texto com os alunos, destacando palavras-chave como: pictograma, símbolo, comunicação, pictografia.
Promover breve roda de conversa: “Onde encontramos pictogramas hoje em dia?”
Dividir a turma em trios ou quartetos.
Entregar cartões ou folhas A4 para que cada grupo crie seus próprios pictogramas com significados relacionados à escola ou ao cotidiano (ex: sala de aula, silêncio, lanche, amizade, respeito, etc.).
Os grupos devem apresentar seus pictogramas para a turma, e os colegas tentarão adivinhar o significado.
Após isso, cada grupo explicará seu símbolo e o porquê da escolha.
Em cartaz coletivo, registrar os pictogramas criados e discutir como eles ajudam na comunicação.
Retomar o texto, relacionando o conteúdo aprendido com as produções dos alunos.
Refletir sobre a importância da escrita e da evolução da linguagem visual.
Material didático:
Texto: Inscrição Gráfica – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 6, Segundo Bimestre
Imagem de apoio: Arte rupestre da Caverna de Lascaux (Vale de Vézère, França).
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Observar a participação nas discussões orais,
Avaliar a produção dos pictogramas em grupo, levando em conta criatividade, coerência e capacidade de comunicação por imagem.
Aplicar atividade escrita individual com perguntas como:
O que é um pictograma?
Onde encontramos pictogramas atualmente?
Qual é a relação entre a arte rupestre e os pictogramas?
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Participação ativa com auxílio e mediação nas atividades em grupo;
Receber modelo de pictogramas para completar significados com palavras simples, escolhendo a imagem correta a partir de opções;
Produzir pictogramas com apoio visual e verbal, com auxílio de colega tutor ou professor de apoio;
Ao final, responder a duas perguntas simplificadas com apoio visual:
Você já viu esse símbolo? O que ele quer dizer? (com pictograma do banheiro, por exemplo)
Você gostou de criar símbolos com seus colegas?
 
MATERIAL:
Inscrição Gráfica
1. Todas as formas de inscrição gráfica se originam da necessidade humana de se comunicar e se exprimir. Mesmo antes da invenção das escritas já existia formas que os homens utilizavam para se expressar, uma delas são as pinturas rupestres.
2. A invenção da escrita é um divisor de águas na história da humanidade. A sua história remonta há milhares de anos, conta com a participação de povos distintos, de forma independente e em épocas diferentes. Vamos conhecer algumas formas de registro de algumas sociedades antigas. Para isso vamos começar analisando a evolução dos pictogramas por meio da história.

Arte rupestre em parede de caverna no Vale de Vezere, na França – Caverna de Lascaux
3. Um pictograma é um símbolo ou desenho que representa um objeto ou conceito. Pode ser usado para ilustrar informações estatísticas ou para indicar indicações simples em locais públicos.
3.1 Em gráficos, os pictogramas são usados para representar dados de forma visual, facilitando a leitura e a interpretação.
3.2 Em locais públicos, os pictogramas são usados para indicar indicações simples, como a direção da saída, proibição de fumar, localização dos banheiros públicos etc.
3.3 Nas embalagens de substâncias químicas, os pictogramas de perigo indicam perigos físicos, riscos para a saúde e perigos ambientais.
4. Um pictograma ou pictógrafo (do latim pictu - pintado + grego γράμμα - carácter, letra) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário