TEMA: Escrita do
Antigo Egito
Nossa aula foi:
6ºA,quarta-feira,
7 de maio de 2025 . Retomada sexta-feira,
9 de maio de 2025 .
6ºB,terça-feira,
29 de abril de 2025 . Retomada segunda-feira,
5 de maio de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
HABILIDADES
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
CONTEÚDO
Formas de registros
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da escrita para a civilização egípcia antiga.
Identificar os diferentes tipos de escrita utilizadas pelos egípcios (hieroglífica, hierática e demótica).
Reconhecer o papel da Pedra de Roseta e de Champollion para a decifração dos hieróglifos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta norteadora:
"Como os egípcios antigos registravam a sua história e suas atividades diárias?"
Aplicar a Metodologia Ativa: Jogo de Decifração com Hieróglifos
Exibir um alfabeto simples de hieróglifos em cartaz ou slide.
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
Formas de registros
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da escrita para a civilização egípcia antiga.
Identificar os diferentes tipos de escrita utilizadas pelos egípcios (hieroglífica, hierática e demótica).
Reconhecer o papel da Pedra de Roseta e de Champollion para a decifração dos hieróglifos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta norteadora:
"Como os egípcios antigos registravam a sua história e suas atividades diárias?"
Aplicar a Metodologia Ativa: Jogo de Decifração com Hieróglifos
Exibir um alfabeto simples de hieróglifos em cartaz ou slide.
Pedra de Rosenda
Dividir a turma em grupos.
Cada grupo deverá traduzir uma palavra ou frase curta escrita com hieróglifos.
Frase para ser decifrada!
O Kaio ama essa turma
Estimular os grupos a escreverem os nomes dos colegas usando os hieróglifos disponíveis.
Leitura coletiva e comentada do texto base, com pausa a cada parágrafo para explicações orais e perguntas de verificação de compreensão.
📘 Parágrafo 1 – Tipos de escrita egípcia
1. Qual era o principal tipo de escrita usada pelos
egípcios antigos?
→ A escrita hieroglífica.
2. Para que servia a escrita hierática?
→ Para fins comerciais, por ser escrita em formato cursivo.
3. Qual era a diferença entre a escrita demótica e a hierática?
→ A demótica era uma forma mais simples e popular da escrita hierática.
4. O que significa a palavra “hieróglifo”?
→ Significa "sinal sagrado", palavra de origem grega.
5. Quantos símbolos existiam na escrita hieroglífica?
→ Mais de seiscentos caracteres.
📘 Parágrafo 2 – Uso e evolução das escritas
1. Quais outros dois sistemas de escrita os
egípcios usaram além da hieroglífica?
→ A escrita hierática e a escrita demótica.
2. Qual era o objetivo da escrita hierática?
→ Era usada para fins comerciais.
3. Por que a escrita demótica foi usada nos últimos períodos?
→ Porque era uma forma mais simples e popular da escrita hierática.
4. Qual das escritas era mais acessível à população?
→ A escrita demótica.
📘 Parágrafo 3 – Champollion e a Pedra de Roseta
1. Quem foi Jean-François Champollion?
→ Um francês, professor de História, considerado o pai da egiptologia.
2. O que ele conseguiu fazer em 1822?
→ Traduzir pela primeira vez um texto em hieróglifos.
3. Onde foi encontrada a Pedra de Roseta?
→ Na cidade de Roseta, no Egito.
4. Quem liderava a expedição que achou a Pedra de Roseta?
→ Napoleão Bonaparte.
📘 Parágrafo 4 – Conteúdo e importância da Pedra de Roseta
1. Quais três tipos de escrita estavam na Pedra de
Roseta?
→ Escrita hieroglífica, demótica e grego antigo.
2. O que estava escrito na pedra?
→ Um decreto do Rei Ptolomeu V.
3. Por que foi possível traduzir os hieróglifos usando a Pedra de Roseta?
→ Porque foi possível comparar a escrita grega com os símbolos em demótico e hieróglifo.
4. O que começou a partir da descoberta da Pedra de Roseta?
→ Uma nova fase no estudo da história do Egito, a partir do século XVIII.
Utilizar imagens da Pedra de Roseta, de Champollion e exemplos das escritas (hierática e demótica) para ilustrar.
Dinâmica “Linha do Tempo da Escrita Egípcia”
Criar com os alunos uma linha do tempo em cartolina ou lousa, colocando os três tipos de escrita egípcia e a descoberta da Pedra de Roseta.
🔵 1ª Etapa: Escrita Hieroglífica
Data aproximada: 3.200 a.C.
Descrição: Uso inicial dos hieróglifos para registrar informações religiosas, políticas e sociais.
Colocar um símbolo de hieróglifo desenhado ou colado.
🔵 2ª Etapa: Escrita Hierática
Data aproximada: 2.600 a.C.
Descrição: Versão cursiva da escrita hieroglífica, usada principalmente para comércio e registros administrativos.
🔵 3ª Etapa: Escrita Demótica
Data aproximada: 650 a.C.
Descrição: Forma ainda mais simplificada e popular da escrita hierática, utilizada para a comunicação cotidiana.
🔵 4ª Etapa: Descoberta da Pedra de Roseta
Data: 1799 d.C.
Descrição: Descoberta durante a expedição de Napoleão; a pedra ajudou a decifrar os hieróglifos, pois continha o mesmo texto em três escritas: hieróglifos, demótico e grego antigo.
Material didático:
Texto: Escrita Cuneiforme – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 6, Segundo Bimestre
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Solicitar que cada aluno escreva um pequeno parágrafo (4 a 5 linhas) explicando a importância da Pedra de Roseta para o entendimento da escrita egípcia.
Como tarefa complementar, pedir que criem uma "mensagem secreta" em hieróglifos com base no alfabeto fornecido, para que outro colega decifre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Atividade com apoio visual e leitura dirigida:
Entregar um texto adaptado e resumido com frases curtas e imagens ilustrativas (hieróglifos, Pedra de Roseta, Champollion).
Aplicar um questionário de múltipla escolha com imagens de apoio.
MATERIAL:
Escrita do Antigo Egito
1. A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular). Hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto. Essa escrita era constituída de mais de seiscentos caracteres.
2. Além
da escrita hieroglífica, os egípcios usavam dois outros sistemas de escritas. A
escrita hierática, que era organizada em formato cursivo e usada para fins
comerciais; e a escrita demótica, que foi usada nos últimos períodos, pois era
uma forma mais simples e mais popular da escrita hierática.
3. O francês Jean-François Champollion (considerado o pai da egiptologia), professor de História da Universidade de Grenoble, na França, foi quem conseguiu pela primeira vez, em 1822, traduzir um texto em hieróglifos, gravado na famosa pedra de Roseta. A pedra foi encontrada na cidade de Roseta, por acaso, durante uma expedição de Napoleão Bonaparte, em 1799, ao Egito.
4. A pedra de Roseta possuía, além da escrita hieroglífica, uma escrita em caracteres demóticos e outra escrita em grego antigo. Na pedra havia um decreto do Rei Ptolomeu V e o que possibilitou a sua interpretação foi a comparação da escrita grega com as escritas correspondentes em demótico e em hieróglifos. Através dessa descoberta iniciou-se uma nova fase no estudo da história do Egito, a partir do século XVIII.
O Kaio ama essa turma
Estimular os grupos a escreverem os nomes dos colegas usando os hieróglifos disponíveis.
Leitura coletiva e comentada do texto base, com pausa a cada parágrafo para explicações orais e perguntas de verificação de compreensão.
📘 Parágrafo 1 – Tipos de escrita egípcia
→ A escrita hieroglífica.
2. Para que servia a escrita hierática?
→ Para fins comerciais, por ser escrita em formato cursivo.
3. Qual era a diferença entre a escrita demótica e a hierática?
→ A demótica era uma forma mais simples e popular da escrita hierática.
4. O que significa a palavra “hieróglifo”?
→ Significa "sinal sagrado", palavra de origem grega.
5. Quantos símbolos existiam na escrita hieroglífica?
→ Mais de seiscentos caracteres.
📘 Parágrafo 2 – Uso e evolução das escritas
→ A escrita hierática e a escrita demótica.
2. Qual era o objetivo da escrita hierática?
→ Era usada para fins comerciais.
3. Por que a escrita demótica foi usada nos últimos períodos?
→ Porque era uma forma mais simples e popular da escrita hierática.
4. Qual das escritas era mais acessível à população?
→ A escrita demótica.
📘 Parágrafo 3 – Champollion e a Pedra de Roseta
→ Um francês, professor de História, considerado o pai da egiptologia.
2. O que ele conseguiu fazer em 1822?
→ Traduzir pela primeira vez um texto em hieróglifos.
3. Onde foi encontrada a Pedra de Roseta?
→ Na cidade de Roseta, no Egito.
4. Quem liderava a expedição que achou a Pedra de Roseta?
→ Napoleão Bonaparte.
📘 Parágrafo 4 – Conteúdo e importância da Pedra de Roseta
→ Escrita hieroglífica, demótica e grego antigo.
2. O que estava escrito na pedra?
→ Um decreto do Rei Ptolomeu V.
3. Por que foi possível traduzir os hieróglifos usando a Pedra de Roseta?
→ Porque foi possível comparar a escrita grega com os símbolos em demótico e hieróglifo.
4. O que começou a partir da descoberta da Pedra de Roseta?
→ Uma nova fase no estudo da história do Egito, a partir do século XVIII.
Utilizar imagens da Pedra de Roseta, de Champollion e exemplos das escritas (hierática e demótica) para ilustrar.
Dinâmica “Linha do Tempo da Escrita Egípcia”
Criar com os alunos uma linha do tempo em cartolina ou lousa, colocando os três tipos de escrita egípcia e a descoberta da Pedra de Roseta.
🔵 1ª Etapa: Escrita Hieroglífica
Descrição: Uso inicial dos hieróglifos para registrar informações religiosas, políticas e sociais.
Colocar um símbolo de hieróglifo desenhado ou colado.
🔵 2ª Etapa: Escrita Hierática
Descrição: Versão cursiva da escrita hieroglífica, usada principalmente para comércio e registros administrativos.
🔵 3ª Etapa: Escrita Demótica
Descrição: Forma ainda mais simplificada e popular da escrita hierática, utilizada para a comunicação cotidiana.
🔵 4ª Etapa: Descoberta da Pedra de Roseta
Descrição: Descoberta durante a expedição de Napoleão; a pedra ajudou a decifrar os hieróglifos, pois continha o mesmo texto em três escritas: hieróglifos, demótico e grego antigo.
Material didático:
Texto: Escrita Cuneiforme – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 6, Segundo Bimestre
Solicitar que cada aluno escreva um pequeno parágrafo (4 a 5 linhas) explicando a importância da Pedra de Roseta para o entendimento da escrita egípcia.
Como tarefa complementar, pedir que criem uma "mensagem secreta" em hieróglifos com base no alfabeto fornecido, para que outro colega decifre.
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Atividade com apoio visual e leitura dirigida:
Entregar um texto adaptado e resumido com frases curtas e imagens ilustrativas (hieróglifos, Pedra de Roseta, Champollion).
Aplicar um questionário de múltipla escolha com imagens de apoio.
Escrita do Antigo Egito
1. A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular). Hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto. Essa escrita era constituída de mais de seiscentos caracteres.
3. O francês Jean-François Champollion (considerado o pai da egiptologia), professor de História da Universidade de Grenoble, na França, foi quem conseguiu pela primeira vez, em 1822, traduzir um texto em hieróglifos, gravado na famosa pedra de Roseta. A pedra foi encontrada na cidade de Roseta, por acaso, durante uma expedição de Napoleão Bonaparte, em 1799, ao Egito.
4. A pedra de Roseta possuía, além da escrita hieroglífica, uma escrita em caracteres demóticos e outra escrita em grego antigo. Na pedra havia um decreto do Rei Ptolomeu V e o que possibilitou a sua interpretação foi a comparação da escrita grega com as escritas correspondentes em demótico e em hieróglifos. Através dessa descoberta iniciou-se uma nova fase no estudo da história do Egito, a partir do século XVIII.
✍️ Tipos de Escrita Egípcia
🔹 Hieroglífica
Origem do nome: do grego "sinal sagrado".
Escrita pictográfica: cada símbolo representa um objeto.
Mais de 600 caracteres.
Usada principalmente em monumentos religiosos e documentos importantes.
🔹 Hierática
Escrita cursiva.
Utilizada para comércio e administração.
Mais rápida que a hieroglífica.
🔹 Demótica
Forma simplificada da hierática.
Usada para comunicações populares e cotidianas.
Surgiu nos últimos períodos da história egípcia.
🏺 Pedra de Roseta
🔹 O que é?
Pedra encontrada em 1799, na cidade de Roseta, no Egito.
Durante a expedição de Napoleão Bonaparte.
🔹 O que tinha nela?
Um decreto do Rei Ptolomeu V.
Escrita em três línguas:
✅ Hieróglifos
✅ Demótico
✅ Grego Antigo
🔹 Por que é importante?
Permitiu a tradução dos hieróglifos comparando o grego com as outras escritas.
Champollion (1822) foi o primeiro a decifrar.
Início dos estudos modernos sobre a história egípcia.
👨🏫 Personagem Importante
🔹 Jean-François Champollion
Francês, professor de História.
Considerado o pai da Egiptologia.
Decifrou a Pedra de Roseta em 1822.
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