TEMA: O livro de ouro
da História do mundo
Nossa aula foi:
6ºA,sexta-feira,
28 de fevereiro de 2025 .
6ºB,quinta-feira,
27 de fevereiro de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
HABILIDADES
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
CONTEÚDO
Surgimento da espécie humana no Continente Africano
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o impacto da Revolução Agrícola na história da humanidade.
Identificar as mudanças causadas pela domesticação de animais e cultivo de plantas.
Relacionar a sedentarização ao desenvolvimento das primeiras cidades.
Analisar a influência da abundância de alimentos no crescimento populacional.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com uma pergunta provocadora: "Como vocês acham que os primeiros humanos passaram de caçadores para agricultores?"
Apresentar imagens e vídeos sobre as primeiras práticas agrícolas e domesticação de animais.
Ler e interpretar coletivamente o texto "O livro de ouro da História do Mundo" sobre a Revolução Agrícola.
Discutir os impactos da sedentarização, incluindo a formação de vilas e cidades.
Promover uma atividade prática, onde os alunos representem graficamente a transição da caça e coleta para a agricultura.
Material didático: Seduc GO, NetEscola 6º ano, Aula 4.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
A avaliação será baseada na participação dos alunos, observação das interações e análise das atividades realizadas.
Responder a perguntas sobre a Revolução Agrícola e suas consequências.
Criar um pequeno texto ou
esquema relacionando a sedentarização e o crescimento populacional.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar frases com palavras-chave retiradas do texto.
Associar imagens de ferramentas agrícolas às suas funções.
Para alunos com déficit
intelectual que não sabem ler:
Identificar e agrupar imagens de caçadores-coletores e agricultores.
Representar a evolução da agricultura por meio de desenhos.
MATERIAL:
O livro de ouro da História do mundo
Assim, mesmo nas sociedades primitivas de caça e coleta era preciso haver um pequeno excedente além das necessidades imediatas. O passo decisivo para aumentá-lo foi conseguido quando as pessoas aprenderam a plantar e a ceifar colheitas e a amansar e explorar os animais. Foi a descoberta – ou invenção – da agricultura [e da domesticação de animais]. [...]. Aprender a manter a criação de gado teve um efeito quase tão revolucionário quanto o da agricultura. [...]. Uma vez aprendido o princípio de mantê-los como recursos vivos, em vez de simplesmente caçá-los, muitas coisas mais se seguiram, como, por exemplo, a ordenha e a coleta de ovos das aves domésticas. Com o passar dos séculos, no entanto, apareceram campos em alguns lugares, como resultado de reocupação e replantio contínuos; quando isso aconteceu, os primeiros lavradores começaram a se prender mais em um local - tornaram-se sedentários [...] A maior abundância de comida resultou num aumento do número de seres humanos [...] A ocupação contínua do mesmo lugar se tornou mais comum [...] Quando isso aconteceu, apareceram construções de maior solidez [...] Ao desenvolver novas habilidades e enfrentar novos desafios no seu próprio ambiente, essas comunidades se isolaram [em cidades primitivas] nos seus modos de vida, ou suas culturas, de crescente complexidade.
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
História: tempo, espaço e formas de registros.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Os objetivos da aula são:
Compreender o impacto da Revolução Agrícola na história da humanidade.
Identificar as mudanças causadas pela domesticação de animais e cultivo de plantas.
Relacionar a sedentarização ao desenvolvimento das primeiras cidades.
Analisar a influência da abundância de alimentos no crescimento populacional.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com uma pergunta provocadora: "Como vocês acham que os primeiros humanos passaram de caçadores para agricultores?"
Apresentar imagens e vídeos sobre as primeiras práticas agrícolas e domesticação de animais.
Ler e interpretar coletivamente o texto "O livro de ouro da História do Mundo" sobre a Revolução Agrícola.
Discutir os impactos da sedentarização, incluindo a formação de vilas e cidades.
Promover uma atividade prática, onde os alunos representem graficamente a transição da caça e coleta para a agricultura.
Material didático: Seduc GO, NetEscola 6º ano, Aula 4.
A avaliação será baseada na participação dos alunos, observação das interações e análise das atividades realizadas.
Responder a perguntas sobre a Revolução Agrícola e suas consequências.
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar frases com palavras-chave retiradas do texto.
Associar imagens de ferramentas agrícolas às suas funções.
Identificar e agrupar imagens de caçadores-coletores e agricultores.
Representar a evolução da agricultura por meio de desenhos.
O livro de ouro da História do mundo
Assim, mesmo nas sociedades primitivas de caça e coleta era preciso haver um pequeno excedente além das necessidades imediatas. O passo decisivo para aumentá-lo foi conseguido quando as pessoas aprenderam a plantar e a ceifar colheitas e a amansar e explorar os animais. Foi a descoberta – ou invenção – da agricultura [e da domesticação de animais]. [...]. Aprender a manter a criação de gado teve um efeito quase tão revolucionário quanto o da agricultura. [...]. Uma vez aprendido o princípio de mantê-los como recursos vivos, em vez de simplesmente caçá-los, muitas coisas mais se seguiram, como, por exemplo, a ordenha e a coleta de ovos das aves domésticas. Com o passar dos séculos, no entanto, apareceram campos em alguns lugares, como resultado de reocupação e replantio contínuos; quando isso aconteceu, os primeiros lavradores começaram a se prender mais em um local - tornaram-se sedentários [...] A maior abundância de comida resultou num aumento do número de seres humanos [...] A ocupação contínua do mesmo lugar se tornou mais comum [...] Quando isso aconteceu, apareceram construções de maior solidez [...] Ao desenvolver novas habilidades e enfrentar novos desafios no seu próprio ambiente, essas comunidades se isolaram [em cidades primitivas] nos seus modos de vida, ou suas culturas, de crescente complexidade.
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