TEMA: Pré-História
Nossa aula foi:
6ºA,terça-feira,
25 de fevereiro de 2025 .
6ºB,quarta-feira,
26 de fevereiro de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
HABILIDADES
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
CONTEÚDO
Surgimento da espécie humana no Continente Africano
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de Pré-História e seus períodos.
Identificar as principais características do Paleolítico.
Reconhecer os instrumentos utilizados pelos humanos na Pré-História.
Relacionar a arte pré-histórica com os modos de vida dos primeiros seres humanos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula apresentando um questionamento: "Vocês sabem como era a vida dos primeiros humanos?"
Exibir imagens de pinturas rupestres e instrumentos do Paleolítico para contextualizar visualmente.
Ler e interpretar coletivamente o texto "Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos".
Destacar palavras-chave e pedir aos alunos que expliquem seu significado.
Realizar um debate sobre o nomadismo e as estratégias de sobrevivência no Paleolítico.
Propor uma atividade de produção artística, onde os alunos criam suas próprias "pinturas rupestres" com giz de cera em papel craft.
Material didático: Seduc GO, NetEscola 6º ano, Aula 4.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
A avaliação será feita por meio da participação nas atividades, observação das interações e da produção artística.
Responder a um questionário com perguntas sobre o texto lido (exemplo: "Quais eram as principais atividades de sobrevivência no Paleolítico?").
Produzir um pequeno resumo sobre o que aprenderam na aula.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar frases com palavras-chave do texto.
Ligar colunas relacionando ferramentas e suas funções.
Para alunos com déficit
intelectual que não sabem ler:
Identificar imagens e relacioná-las com os conceitos trabalhados.
Representar o aprendizado por meio de desenho.
MATERIAL:
Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos
E de todas as espécies, o Homo sapiens sapiens foi a única que se espalhou e conquistou os cinco continentes do nosso planeta [...] Assim, quando se fala em Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), têm-se em vista instrumentos rudimentares de pedra, de madeira ou de osso [...] Suas características são o nomadismo e a subsistência baseada na caça, mas também voltada para a pesca e a coleta de vegetais. Durante a caçada, os animais eram forçados em direção a desfiladeiros sem saída ou rumo a abismos, quando então caíam em armadilhas feitas em covas, onde havia paus pontiagudos [...]. Os instrumentos ou ferramentas usadas cotidianamente eram de pedra, de madeira ou de osso, moldados a partir de golpes de um material mais resistente contra outro menos resistente. Essa técnica podia chegar a alguma sofisticação, com objetos tendo apenas uma de suas faces lascada ou afiada para tornarem-se mais adequados [...] imagina-se que a média de idade dos seres humanos no fim do período era de 26 anos [...] A arte pré-histórica [como as pinturas rupestres nas paredes de cavernas, por exemplo] refletia as preocupações de subsistência, através de representações da caça e da fertilidade. Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos.
A Criação de Adão, afresco de 1511 de Michelangelo no teto da Capela Sistina.
SLIDES
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
História: tempo, espaço e formas de registros.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de Pré-História e seus períodos.
Identificar as principais características do Paleolítico.
Reconhecer os instrumentos utilizados pelos humanos na Pré-História.
Relacionar a arte pré-histórica com os modos de vida dos primeiros seres humanos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula apresentando um questionamento: "Vocês sabem como era a vida dos primeiros humanos?"
Exibir imagens de pinturas rupestres e instrumentos do Paleolítico para contextualizar visualmente.
Ler e interpretar coletivamente o texto "Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos".
Destacar palavras-chave e pedir aos alunos que expliquem seu significado.
Realizar um debate sobre o nomadismo e as estratégias de sobrevivência no Paleolítico.
Propor uma atividade de produção artística, onde os alunos criam suas próprias "pinturas rupestres" com giz de cera em papel craft.
Material didático: Seduc GO, NetEscola 6º ano, Aula 4.
A avaliação será feita por meio da participação nas atividades, observação das interações e da produção artística.
Responder a um questionário com perguntas sobre o texto lido (exemplo: "Quais eram as principais atividades de sobrevivência no Paleolítico?").
Produzir um pequeno resumo sobre o que aprenderam na aula.
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar frases com palavras-chave do texto.
Ligar colunas relacionando ferramentas e suas funções.
Identificar imagens e relacioná-las com os conceitos trabalhados.
Representar o aprendizado por meio de desenho.
Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos
E de todas as espécies, o Homo sapiens sapiens foi a única que se espalhou e conquistou os cinco continentes do nosso planeta [...] Assim, quando se fala em Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), têm-se em vista instrumentos rudimentares de pedra, de madeira ou de osso [...] Suas características são o nomadismo e a subsistência baseada na caça, mas também voltada para a pesca e a coleta de vegetais. Durante a caçada, os animais eram forçados em direção a desfiladeiros sem saída ou rumo a abismos, quando então caíam em armadilhas feitas em covas, onde havia paus pontiagudos [...]. Os instrumentos ou ferramentas usadas cotidianamente eram de pedra, de madeira ou de osso, moldados a partir de golpes de um material mais resistente contra outro menos resistente. Essa técnica podia chegar a alguma sofisticação, com objetos tendo apenas uma de suas faces lascada ou afiada para tornarem-se mais adequados [...] imagina-se que a média de idade dos seres humanos no fim do período era de 26 anos [...] A arte pré-histórica [como as pinturas rupestres nas paredes de cavernas, por exemplo] refletia as preocupações de subsistência, através de representações da caça e da fertilidade. Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos.
A Criação de Adão, afresco de 1511 de Michelangelo no teto da Capela Sistina.
TÓPICOS
🌍 1. O Surgimento do Ser Humano na Pré-História
A Pré-História é o período que trata do surgimento do ser humano até a invenção da escrita.
O Homo sapiens sapiens foi a única espécie humana que se espalhou e conquistou os cinco continentes do planeta Terra.
A Pré-História é o período que trata do surgimento do ser humano até a invenção da escrita.
O Homo sapiens sapiens foi a única espécie humana que se espalhou e conquistou os cinco continentes do planeta Terra.
⛏️ 2. O Período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada)
Também chamado de Idade da Pedra Lascada.
O ser humano usava instrumentos rudimentares feitos de:
pedra,
madeira,
osso.
As ferramentas eram feitas a partir de:
golpes entre materiais, onde o mais resistente moldava o outro;
lascar uma das faces para torná-las mais afiadas e eficazes.
Algumas técnicas de fabricação de instrumentos alcançavam certo nível de sofisticação.
Também chamado de Idade da Pedra Lascada.
O ser humano usava instrumentos rudimentares feitos de:
pedra,
madeira,
osso.
As ferramentas eram feitas a partir de:
golpes entre materiais, onde o mais resistente moldava o outro;
lascar uma das faces para torná-las mais afiadas e eficazes.
Algumas técnicas de fabricação de instrumentos alcançavam certo nível de sofisticação.
🏕️ 3. Modo de Vida no Paleolítico
O Homo sapiens sapiens era nômade — se deslocava em busca de alimento.
A subsistência era baseada em:
caça,
pesca,
coleta de vegetais.
Estratégias de caça:
Empurravam animais para desfiladeiros ou abismos;
Usavam armadilhas feitas em covas com paus pontiagudos.
A expectativa de vida média era de 26 anos.
O Homo sapiens sapiens era nômade — se deslocava em busca de alimento.
A subsistência era baseada em:
caça,
pesca,
coleta de vegetais.
Estratégias de caça:
Empurravam animais para desfiladeiros ou abismos;
Usavam armadilhas feitas em covas com paus pontiagudos.
A expectativa de vida média era de 26 anos.
🎨 4. A Arte na Pré-História
A arte pré-histórica era expressa por meio de pinturas rupestres nas paredes de cavernas.
Ela representava:
A caça;
A fertilidade;
As preocupações com a sobrevivência.
A arte pré-histórica era expressa por meio de pinturas rupestres nas paredes de cavernas.
Ela representava:
A caça;
A fertilidade;
As preocupações com a sobrevivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário