TEMA: Origens da
humanidade: Evolucionismo
Nossa aula foi:
6ºA,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
6ºB,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
HABILIDADES
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
CONTEÚDO
Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os princípios da teoria evolucionista formulada por Charles Darwin.
Identificar a seleção natural como mecanismo central na evolução das espécies.
Refletir sobre a oposição entre evolucionismo e criacionismo e sua relevância no debate científico e cultural.
Reconhecer a contribuição de Darwin e os impactos de sua teoria na compreensão da origem da humanidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta: “Por que os seres vivos mudam ao longo do tempo?”
Relacionar o debate à curiosidade natural dos alunos sobre o mundo, mencionando como diferentes áreas do conhecimento ajudam a entender nossa existência.
Distribuir o texto "Origens da Humanidade: Evolucionismo".
Realizar a leitura em conjunto, destacando:
O papel de Charles Darwin e a publicação de A Origem das Espécies.
O conceito de seleção natural, usando o exemplo das girafas.
A controvérsia inicial sobre a evolução do homem.
Dividir a turma em grupos e propor uma dinâmica:
Cada grupo será uma espécie fictícia que precisa se adaptar ao ambiente (representado por diferentes “recursos” espalhados pela sala, como papéis coloridos, blocos ou objetos pequenos).
Os alunos devem identificar quais características ajudam sua espécie a "sobreviver" no ambiente, simulando o processo de seleção natural.
Conectar a teoria de Darwin com questões contemporâneas, como a preservação do lobo-guará, um animal que enfrenta desafios ambientais para sobreviver (lembrando a importância da adaptação e da biodiversidade).
Promover um debate: “Como o conhecimento científico pode ajudar na preservação das espécies?”
MATERIAL:
Material Seduc Aula 03/2023
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
História: tempo, espaço e formas de registros.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra
Os objetivos da aula são:
Compreender os princípios da teoria evolucionista formulada por Charles Darwin.
Identificar a seleção natural como mecanismo central na evolução das espécies.
Refletir sobre a oposição entre evolucionismo e criacionismo e sua relevância no debate científico e cultural.
Reconhecer a contribuição de Darwin e os impactos de sua teoria na compreensão da origem da humanidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta: “Por que os seres vivos mudam ao longo do tempo?”
Relacionar o debate à curiosidade natural dos alunos sobre o mundo, mencionando como diferentes áreas do conhecimento ajudam a entender nossa existência.
Distribuir o texto "Origens da Humanidade: Evolucionismo".
Realizar a leitura em conjunto, destacando:
O papel de Charles Darwin e a publicação de A Origem das Espécies.
O conceito de seleção natural, usando o exemplo das girafas.
A controvérsia inicial sobre a evolução do homem.
Dividir a turma em grupos e propor uma dinâmica:
Cada grupo será uma espécie fictícia que precisa se adaptar ao ambiente (representado por diferentes “recursos” espalhados pela sala, como papéis coloridos, blocos ou objetos pequenos).
Os alunos devem identificar quais características ajudam sua espécie a "sobreviver" no ambiente, simulando o processo de seleção natural.
Conectar a teoria de Darwin com questões contemporâneas, como a preservação do lobo-guará, um animal que enfrenta desafios ambientais para sobreviver (lembrando a importância da adaptação e da biodiversidade).
Promover um debate: “Como o conhecimento científico pode ajudar na preservação das espécies?”
MATERIAL:
Material Seduc Aula 03/2023
SLIDES
1. Em
oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o
homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a
ideia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os
seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao
longo do tempo. Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo
cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e
hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
2. Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
3. Em 1836, de volta à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
4. A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a ideia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
5. No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
6. A ideia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar um pequeno texto explicando:
O que é seleção natural?
Por que a teoria evolucionista causou polêmica no século XIX?
Como o exemplo das girafas ajuda a entender a seleção natural?
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Propor um exercício de múltipla escolha.
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Fornecer cartões com imagens (girafas de pescoços curtos e longos, fósseis, Darwin) e pedir que associem as imagens às ideias principais (como adaptação ou evolução).
2. Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
3. Em 1836, de volta à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
4. A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a ideia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
5. No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
6. A ideia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.
Elaborar um pequeno texto explicando:
O que é seleção natural?
Por que a teoria evolucionista causou polêmica no século XIX?
Como o exemplo das girafas ajuda a entender a seleção natural?
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Propor um exercício de múltipla escolha.
Fornecer cartões com imagens (girafas de pescoços curtos e longos, fósseis, Darwin) e pedir que associem as imagens às ideias principais (como adaptação ou evolução).
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