MATRIZ DE HABILIDADES
ESSENCIAIS DE HISTÓRIA 2º BIMESTRE
6º ano do Ensino FundamentalUNIDADE TEMÁTICA
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
6º ano do Ensino FundamentalUNIDADE TEMÁTICA
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Identificar e analisar as diversas formas de registros históricos e culturais das civilizações da África e do Oriente Médio.
Compreender a importância de fontes como hieróglifos, escritas cuneiformes, tradições orais, artefatos arqueológicos e monumentos na construção do conhecimento histórico sobre essas regiões.
Identificar e analisar as diversas formas de registros históricos e culturais das civilizações da África e do Oriente Médio.
Compreender a importância de fontes como hieróglifos, escritas cuneiformes, tradições orais, artefatos arqueológicos e monumentos na construção do conhecimento histórico sobre essas regiões.
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Identificar e caracterizar a escrita cuneiforme, desenvolvida na Mesopotâmia, analisando o papel crucial que desempenhou como um dos primeiros sistemas de escrita na história.
Identificar e caracterizar a escrita cuneiforme, desenvolvida na Mesopotâmia, analisando o papel crucial que desempenhou como um dos primeiros sistemas de escrita na história.
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás
(GO-EF06HI07-D) Identificar e conhecer a localização geográfica de algumas civilizações do antigo Oriente, como Índia, China e Japão e sua relação com o mundo clássico.
(GO-EF06HI07-D) Identificar e conhecer a localização geográfica de algumas civilizações do antigo Oriente, como Índia, China e Japão e sua relação com o mundo clássico.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Investigar os povos da Antiguidade Clássica, identificando sua localização geográfica e analisando as rotas comerciais que facilitaram o intercâmbio de produtos, ideias e culturas.
Investigar os povos da Antiguidade Clássica, identificando sua localização geográfica e analisando as rotas comerciais que facilitaram o intercâmbio de produtos, ideias e culturas.
DC-GO – Ampliado –
Material Livro Didático
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Identificar os espaços territoriais dos povos originários do continente americano.
Compreender a organização política, social e cultural de Incas, Maias, Astecas e os principais grupos indígenas do Brasil.
Identificar os espaços territoriais dos povos originários do continente americano.
Compreender a organização política, social e cultural de Incas, Maias, Astecas e os principais grupos indígenas do Brasil.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)
Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)
Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais
CONTEÚDO
Cultura material, imaterial e tradição oral
Primeiras civilizações e Estados: África, Oriente e Américas
Formas de registros
Mesopotâmia
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios
Povos da Antiguidade Oriental, Índia, China e Japão: localização geográfica, rotas comerciais, produtos, religiões e culturas
Aportes e legados socioculturais e econômicos
Cultura material, imaterial e tradição oral
Primeiras civilizações e Estados: África, Oriente e Américas
Formas de registros
Mesopotâmia
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios
Povos da Antiguidade Oriental, Índia, China e Japão: localização geográfica, rotas comerciais, produtos, religiões e culturas
Aportes e legados socioculturais e econômicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário