Currículo História 6º ano

Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular Comum CLIQUE AQUI, organizada pelo Documento Curricular de Goiás - DCGO Volume III CLIQUE AQUI!6º ano do Ensino Fundamental
 
I BIMESTRE
 
UNIDADE TEMÁTICA
História: tempo, espaço e formas de registros.

HABILIDADES
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social.

OBJETOS DE CONHECIMENTO
A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias
 
CONTEÚDO
Concepções e conceito de história
Interação entre o tempo da natureza e o tempo dos homens em sociedade
Diferentes métodos na marcação e contagem do tempo
 
HABILIDADES
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(GO-EF06HI02-A) Identificar o estudo da História como ferramenta de interpretação da construção de identidades o EU. Compreender sua relação com a construção da cidadania relacionando-se ao conhecimento do OUTRO como ser histórico, permitindo compreender o entrelaço social, o NÓS, a cultura, a construção moral e a realidade em que está inserido.
(GO-EF06HI02-B) Conhecer as diversas possibilidades de documentos: fontes históricas e vestígios, como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado, dentre elas a história oral como uma forma de preservar e/ou redefinir o conhecimento histórico e a memória.
(GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico
 
CONTEÚDO
Produção do saber histórico
Fontes e documentos históricos
 
HABILIDADES
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(GO-EF06HI03-A) Conhecer as teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano no continente africano, bem como seus processos de evolução, deslocamento e povoamento a partir da África.
(GO-EF06HI03-B) Analisar os significados e as permanências dos mitos de fundação, as maneiras de explicar a origem da vida e do ser humano, bem como a cosmogonia de diversas civilizações e/ou religiões antigas, comparando-as com as mitologias dos povos indígenas originários da América.
(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
(GO-EF06HI06-A) Conhecer e compreender as diversas teorias que buscam explicar as rotas e os deslocamentos dos povos e grupos étnicos, originários do continente americano
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização
 
CONTEÚDO
Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra
Mitos de fundação da humanidade através das religiões, ritos, mitologias
A origem do homem americano
Vestígios arqueológicos
Mapas e rotas de povoamento da América
África: diversidade étnica, histórica e cultural
 
II BIMESTRE
 
UNIDADE TEMÁTICA
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
 
HABILIDADES
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
(GO-EF06HI07-B) Compreender a história, cultura, sociedade, política e religião das antigas civilizações africanas com destaque para os Núbios, Etíopes, Reino Kush e Egípcios.
(GO-EF06HI07-C) Relacionar os povos antigos do mundo clássico e os povos indígenas originários do atual território americano, brasileiro e goiano.
(GO-EF06HI07-D) Identificar e conhecer a localização geográfica de algumas civilizações do antigo Oriente, como Índia, China e Japão e sua relação com o mundo clássico.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)
Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais
 
CONTEÚDO
Cultura material, imaterial e tradição oral
Primeiras civilizações e Estados: África, Oriente e Américas
Formas de registros
Mesopotâmia
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios
Povos da Antiguidade Oriental, Índia, China e Japão: localização geográfica, rotas comerciais, produtos, religiões e culturas
Aportes e legados socioculturais e econômicos
 
HABILIDADES
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
(GO-EF06HI09-A) Identificar e comparar os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos do Ocidente Clássico com as antigas civilizações da Antiguidade Africana, do Oriente e das Américas.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma
 
CONTEÚDO
O conceito de Antiguidade Clássica: alcances e limites
Artes, estética, arquitetura, medicina, conhecimento filosófico e científico
 
III BIMESTRE
 
UNIDADE TEMÁTICA
Lógicas de organização política
 
HABILIDADES
(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
(GO-EF06HI10-A) Conhecer e problematizar as diversas formas de governo ou sistemas políticos, por meio dos quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, como: democracia, república, aristocracia, monarquia.
(GO-EF06HI10-B) Apontar e identificar as singularidades da polis, as transformações políticas e sociais na formação da Grécia Antiga, bem como a gênesis e os limites do conceito de democracia.
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
(GO-EF06HI11-A) Conhecer as configurações sociais e políticas, bem como os conflitos no período monárquico e republicano da Roma Antiga, relacionando tais configurações à organização social e política brasileira na contemporaneidade.
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
(GO-EF06HI12-A) Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava nas sociedades gregas e romanas, analisando suas semelhanças, diferenças e sua relação com a expansão de terras e propriedades.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma
 
CONTEÚDO
Domínios e expansão das culturas grega e romana
Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política
Inclusão e exclusão na Antiguidade Grega e Romana
Conceito de trabalho, trabalho escravo e trabalho livre
Propriedade da terra e sua relação com o trabalho escravo
 
HABILIDADES
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(GO-EF06HI13-A) Conhecer e analisar as diferentes formas de organização política na África, no mundo antigo e compará-las aos modelos da Antiguidade Greco-Romana.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias
 
CONTEÚDO
História de Reinos Africanos: Sudão Ocidental, Iorubas, Daomenos, Monomotapa, Cidades-Estados de Ifé
 
IV BIMESTRE
 
UNIDADE TEMÁTICA
Lógicas de organização política
 
HABILIDADES
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
(GO-EF06HI14-A) Identificar e compreender as disputas de poder entre as esferas sociais romanas e seus desdobramentos na organização social, cultural e religiosa.
(GO-EF06HI14-B) Situar o processo de fragmentação do poder político com o fim do Império Romano e compreender a passagem do mundo Antigo para o mundo Medieval, bem como a sua nova forma de organização de poder econômico, sociopolítico, religioso e de trabalho.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A passagem do mundo antigo para o mundo medieval
A fragmentação do poder político na Idade Média
 
CONTEÚDO
Crise do Império romano
Mundo bizantino
A Igreja Católica
Invasões germânicas do século IV e V
Transição da sociedade escravista romana para a sociedade servil
 
HABILIDADES
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos, culturas e formação de impérios no Mediterrâneo e seu significado.
(GO-EF06HI15-A) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos, culturas e formação de impérios no Mediterrâneo e seu significado.
(GO-EF06HI15-B) Identificar e comparar as dinâmicas de circulação entre as sociedades no Mediterrâneo, Europa, África e Oriente Médio, bem como seu significado no Medievo e na atualidade.
(GO-EF06HI15-C) Localizar o Mar Mediterrâneo identificando sua importância como rota de comércio, expansões, invasões de territórios e trocas culturais entre Europa, África e Oriente Médio.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio
 
CONTEÚDO
Formas de representação do mundo: mapas e povos
O crescimento do comércio no Mediterrâneo
África: invasões pelos povos europeu-mediterrâneos, povos do mar
Árabes
O domínio Árabe
O islamismo
 
UNIDADE TEMÁTICA
Trabalho e formas de organização social e cultural
 
HABILIDADES
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(GO-EF06HI17-A) Identificar, comparar e refletir sobre as diversas formas de trabalho, servidão e escravidão em diferentes períodos e sociedades.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Senhores e servos no mundo antigo e no medieval
Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África)
Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval
 
CONTEÚDO
Diferentes formas de organização do trabalho e da vida social em variadas temporalidades e espaços
As relações de trabalho no mundo medieval
Escravidão e trabalho livre na Roma Antiga, Europa Medieval e na África
Dinâmicas econômicas e comerciais da antiguidade ao Medievo
 
HABILIDADES
(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
(GO-EF06HI18-A) Conhecer as características da religião cristã no período medieval e discutir suas relações com outras práticas e crenças religiosas, como o paganismo, islamismo, heresias.
(GO-EF06HI18-B) Analisar a intolerância religiosa no medievo ocidental e oriental, Cristianismo, Islamismo, percebendo-a como característica marcante de organizações religiosas em sociedades e tempos diversos.
(GO-EF06HI18-C) Problematizar a intolerância religiosa no Medievo e sua permanência no mundo atual, a partir de temas conflitantes, ético, jurídico e religioso da contemporaneidade.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média
 
CONTEÚDO
Religiões e crenças em diferentes espaços e tempos: Europa, Ásia, América e África
Respeito e tolerância religiosa da antiguidade aos dias atuais
 
HABILIDADES
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais
(GO-EF06HI19-A) Compreender e problematizar o papel social, cultural e religioso desempenhado pelas mulheres nas sociedades grega, romana e medieval, reconhecendo semelhanças e diferenças, continuidades e descontinuidades conflitos e contradições sociais.
(GO-EF06HI19-B) Identificar como a identidade feminina e suas representações foram construídas ao longo da história.
(GO-EF06HI19-C) Analisar as representações e valores em relação ao corpo feminino, aos tabus coletivos, à organização familiar e à distribuição de papéis nas diferentes sociedades.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval
CONTEÚDO
Identidade feminina e o papel social, cultural, religioso das mulheres nas sociedades e suas representações
Análises de fontes materiais e imateriais
Análises e representações do corpo, papéis, tabus e organização familiar

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