TEMA: Estudo da
História
Nossa aula foi:
6ºA,quarta-feira,
22 de janeiro de 2025 . Retomada em quarta-feira,
22 de janeiro de 2025 . Retomada em sexta-feira,
24 de janeiro de 2025 .
6ºB,quarta-feira,
22 de janeiro de 2025 . Retomada em quarta-feira,
22 de janeiro de 2025 . Retomada em quinta-feira,
23 de janeiro de 2025 . Retomada em sexta-feira,
24 de janeiro de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
HABILIDADES
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico:
CONTEÚDO
Produção do saber histórico
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Compreender o conceito de História e sua importância para o entendimento da sociedade.
Identificar as funções do historiador e o papel das fontes históricas na análise crítica.
Relacionar o estudo da História ao entendimento do presente e da realidade em que vivemos.
Refletir sobre o conceito de "Ciências Humanas" e sua relação com o ser humano.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula com uma pergunta inicial: “Por que estudamos História?”
Dialogar com os alunos sobre suas histórias pessoais e como elas se relacionam com a história de sua família e comunidade.
Distribuir o texto "Estudo da História" para leitura coletiva em voz alta (com alternância entre os alunos que quiserem ler).
Durante a leitura, destacar palavras-chave e conceitos como "História", "Ciência Humana" e "Historiador".
Explicar o significado de História como ciência e sua origem etimológica.
Perguntar: "O que aprendemos com o passado para entender o presente?"
Relacionar o papel do historiador com o uso das fontes históricas e a necessidade de análise crítica.
Propor que os alunos criem uma "linha do tempo" de suas próprias histórias, destacando acontecimentos importantes.
Convidar os alunos a compartilhar suas linhas do tempo com a turma, relacionando suas histórias com a História coletiva.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
História: tempo, espaço e formas de registros.
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico:
Produção do saber histórico
Os objetivos dessa aula são:
Compreender o conceito de História e sua importância para o entendimento da sociedade.
Identificar as funções do historiador e o papel das fontes históricas na análise crítica.
Relacionar o estudo da História ao entendimento do presente e da realidade em que vivemos.
Refletir sobre o conceito de "Ciências Humanas" e sua relação com o ser humano.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula com uma pergunta inicial: “Por que estudamos História?”
Dialogar com os alunos sobre suas histórias pessoais e como elas se relacionam com a história de sua família e comunidade.
Distribuir o texto "Estudo da História" para leitura coletiva em voz alta (com alternância entre os alunos que quiserem ler).
Durante a leitura, destacar palavras-chave e conceitos como "História", "Ciência Humana" e "Historiador".
Explicar o significado de História como ciência e sua origem etimológica.
Perguntar: "O que aprendemos com o passado para entender o presente?"
Relacionar o papel do historiador com o uso das fontes históricas e a necessidade de análise crítica.
Propor que os alunos criem uma "linha do tempo" de suas próprias histórias, destacando acontecimentos importantes.
Convidar os alunos a compartilhar suas linhas do tempo com a turma, relacionando suas histórias com a História coletiva.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
Estudo da História
1. Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país. Quando alguém nos conta algo, colocando os acontecimentos em ordem, está contando uma história. Toda vez que contamos uma história, estamos dando sentido a um acontecimento.
Afinal o que é História? Para que serve estudar História?
O que é História?
2. História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. Então, pode-se dizer que História é uma Ciência Humana que estuda o desenvolvimento das sociedades humanas através do tempo.
O que é uma Ciência Humana?
3. São as ciências que tem o ser humano como seu objeto de estudo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.
E para que serve estudar História?
4. O estudo da história é importante para entendermos a sociedade em que vivemos. Não estudamos História para saber o passado e sim para compreender o presente!
5. A História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
6. A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo. A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
7. O conceito de História recebe definições distintas de acordo com diferentes historiadores. O historiador Marc Bloch, por exemplo, considera que a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo. Outros entendem como o estudo das transformações na sociedade humana ao longo do tempo.
8. Nesse sentido, o papel do historiador é fazer uma análise crítica que o permita chegar a uma conclusão sobre determinado acontecimento passado a partir da investigação de fontes históricas. O historiador não deve glorificar ou demonizar determinado acontecimento, mas deve analisá-lo criticamente, utilizando todas as fontes que estiverem ao seu alcance e empregando métodos de análise que o auxiliem em seu exercício.
Elaborar um pequeno texto (5 a 8 linhas) respondendo às perguntas:
O que é História?
Para que serve estudar História?
Qual é o papel do historiador?
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Oferecer frases incompletas para serem preenchidas.
Fornecer imagens relacionadas ao texto (como uma linha do tempo, um historiador analisando documentos) e pedir que o aluno associe as imagens com legendas curtas, fornecidas pelo professor (ex.: "História", "Historiador", "Fontes Históricas").
Nenhum comentário:
Postar um comentário