Aula 8 Origens da humanidade: Criacionismo I

TEMA: Origens da humanidade: Criacionismo I
Nossa aula foi:
6ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
6ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
 
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
 
HABILIDADES
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
 
CONTEÚDO
Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender as diferentes explicações míticas e religiosas para a origem do ser humano em diferentes culturas.
Reconhecer a diversidade cultural nas narrativas de criação, incluindo mitologias grega, chinesa, guarani, maia e ioruba.
Refletir sobre a importância das crenças e mitologias no entendimento das sociedades e culturas antigas.
Valorizar o debate interdisciplinar envolvendo filosofia, religião e ciência sobre a origem da vida.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula perguntando: “Como você acha que o ser humano surgiu na Terra?”
Dialogar com os alunos sobre diferentes crenças, enfatizando o respeito às diversas perspectivas.
Distribuir o texto "Origens do Ser Humano" para leitura coletiva.
Durante a leitura, explicar cada narrativa:
Criacionismo: visão judaico-cristã.
Mitologias grega, chinesa, guarani, maia e ioruba.
Destaque para as semelhanças entre as narrativas (uso do barro, sopro da vida) e suas particularidades.
Dividir os alunos em grupos e propor que cada grupo escolha uma narrativa para ilustrar (desenho ou representação teatral).
Após a atividade, convidar cada grupo a apresentar sua produção para a turma.
Promover um debate sobre a importância das mitologias para explicar fenômenos naturais e culturais nas sociedades antigas.
Perguntar: "Essas histórias ainda influenciam as culturas atuais? Como?"
MATERIAL:
Material Seduc Aula 03/2023
 
1. Entre as diversas explicações para o aparecimento do ser humano na Terra, duas se destacam pelo amplo debate que provocaram: o criacionismo, defendido por judeus e cristãos, e a teoria da evolução.
2. A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, porque somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.
3. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas, o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar a vida a raça humana. Já a mitologia chinesa, atribuiu a criação da raça humana a solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob ondas de um rio, resolveu a criar seres a sua semelhança.
4. A mitologia guarani, etnia indígena que habitava as terras sul-americanas antes da chegada dos europeus. Para essa cultura, Tatriupã (o criador do mundo e deus do trovão) criou Rupave (o primeiro homem e pai dos povos) e Sypave (a primeira mulher e mãe dos povos) a partir de estátuas feitas de barro nas quais soprou a vida. Desde então, muitos outros homens e mulheres foram nascendo até povoar o mundo (que seria, na visão guarani, provavelmente grande parte da América do Sul).
5. Já na mitologia maia, população que ocupava terras hoje pertencentes à América Central e ao México, o panteão (conjunto de deuses) se juntou às divindades Tepeu e Gucumatz para criar o ser humano. Houve três tentativas de criação: na primeira, tentaram usar a lama, mas ela se desmanchava; na segunda, usaram madeira, que, ao final da criação, até tinha o formato do ser humano, mas não possuía alma; por fim, usaram o milho e, com ele, conseguiram criar o primeiro humano. A mitologia ioruba, etnia da África Ocidental, atribui a criação do mundo e da humanidade a Obatalá, que, com a ajuda de Odudua, usou o barro para criar o ser humano e lhe deu o emi (sopro da vida).
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar um quadro comparativo com as narrativas apresentadas no texto, preenchendo:
Nome da mitologia ou cultura.
Criador(es).
Material utilizado na criação.
Particularidades da narrativa.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Propor uma atividade de correspondência.
 
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Oferecer cartões com imagens representando cada narrativa e pedir que os alunos associem as imagens aos nomes das culturas (com símbolos ou cores).

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