TEMA: História e
conhecimento
Nossa aula foi:
6ºA,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
6ºB,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
HABILIDADES
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico:
CONTEÚDO
Fontes e documentos históricos
METODOLOGIA:
Compreender o papel das diferentes fontes históricas na construção do conhecimento sobre o passado.
Identificar os tipos de fontes históricas (escritas, orais, visuais e arquitetônicas) e seus exemplos.
Reconhecer a interdisciplinaridade no trabalho do historiador, envolvendo áreas como arqueologia e geografia.
Valorizar as fontes históricas como ferramentas para entender a trajetória dos povos e seu modo de vida.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta: “Como sabemos o que aconteceu no passado?”
Estabelecer um diálogo sobre o que os alunos já conhecem sobre fontes históricas e introduzir o conceito de interdisciplinaridade no trabalho do historiador.
Distribuir o texto "Fontes Históricas e o Trabalho do Historiador" e realizar a leitura coletiva, com explicações e destaques:
O papel do arqueólogo e dos objetos encontrados nas escavações.
Exemplos de fontes históricas: orais, escritas, visuais e arquitetônicas.
A valorização das fontes não escritas a partir do século XX.
Entregar aos alunos imagens ou objetos representando diferentes tipos de fontes históricas (ex.: fotos, documentos, pinturas, brinquedos, relatos orais).
Pedir que os alunos classifiquem os itens em categorias (escritas, orais, visuais, arquitetônicas) e justifiquem sua escolha.
Convidar os alunos a refletirem sobre a importância de cada tipo de fonte histórica na construção da História.
Relacionar o trabalho do historiador com o de um detetive, que analisa pistas para entender um acontecimento.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
1. Para
construir um conhecimento sobre determinado povo ou episódio, o historiador
necessita do saber elaborado pelos profissionais de outras áreas, como os
geógrafos e arqueólogos. Os arqueólogos estudam os povos por meio dos vestígios
materiais deixados por eles, como restos de casas, instrumentos de trabalho,
pinturas feitas em rochas, vasos, entre outros. O pedaço de um machado de pedra
escavado por um arqueólogo e examinado em laboratório pode nos contar sobre a
idade daquela pedra e o modo de vida do povo que utilizou aquele machado.
Vasos, potes e jarros para beber água estão entre os achados mais comuns nas
escavações arqueológicas, porém são poucos os encontrados inteiros. Assim,
incorporando os saberes acumulados por outros estudiosos, o historiador vai
aumentando seu conhecimento sobre os seres humanos e sua trajetória ao longo do
tempo.
2. Cantigas, lendas, entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades que não usam a escrita é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da história de seu povo. As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte para o conhecimento da História. Brinquedos, móveis, vestimentas etc. são objetos da cultura material de um grupo ou povo e, como tal, também são importantes fontes históricas.
3. No século XIX, havia uma grande valorização das fontes escritas. No decorrer do século XX, outras fontes foram consideradas fontes históricas, como as fontes visuais, audiovisuais e orais. Ou seja, como já vimos anteriormente, as fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História.
Fontes orais: CDs, MP3, DVDs, relatos e depoimentos de pessoas sobre determinado acontecimento;
Fontes escritas: documentos escritos que registram acontecimento passado;
Fontes Iconográficas ou Visuais: imagens que registrem o passado como fotos, pinturas, cartões postais etc.;
Fontes arquitetônicas: casas monumentais e outras edificações.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar uma tabela com os tipos de fontes históricas e exemplos fornecidos no texto.
Responder às perguntas:
Qual é a importância das fontes orais para as sociedades que não possuem escrita?
Cite três exemplos de fontes arquitetônicas.
Explique como o trabalho do arqueólogo contribui para o trabalho do historiador.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Fornecer uma atividade de correspondência:
Relacione os exemplos às categorias corretas (ex.: "Relato oral" -> Fonte oral, "Pintura" -> Fonte visual).
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Propor uma atividade com imagens de fontes históricas, pedindo que os alunos as agrupem por categorias com ajuda de símbolos ou cores.
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
História: tempo, espaço e formas de registros.
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico:
Fontes e documentos históricos
Compreender o papel das diferentes fontes históricas na construção do conhecimento sobre o passado.
Identificar os tipos de fontes históricas (escritas, orais, visuais e arquitetônicas) e seus exemplos.
Reconhecer a interdisciplinaridade no trabalho do historiador, envolvendo áreas como arqueologia e geografia.
Valorizar as fontes históricas como ferramentas para entender a trajetória dos povos e seu modo de vida.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta: “Como sabemos o que aconteceu no passado?”
Estabelecer um diálogo sobre o que os alunos já conhecem sobre fontes históricas e introduzir o conceito de interdisciplinaridade no trabalho do historiador.
Distribuir o texto "Fontes Históricas e o Trabalho do Historiador" e realizar a leitura coletiva, com explicações e destaques:
O papel do arqueólogo e dos objetos encontrados nas escavações.
Exemplos de fontes históricas: orais, escritas, visuais e arquitetônicas.
A valorização das fontes não escritas a partir do século XX.
Entregar aos alunos imagens ou objetos representando diferentes tipos de fontes históricas (ex.: fotos, documentos, pinturas, brinquedos, relatos orais).
Pedir que os alunos classifiquem os itens em categorias (escritas, orais, visuais, arquitetônicas) e justifiquem sua escolha.
Convidar os alunos a refletirem sobre a importância de cada tipo de fonte histórica na construção da História.
Relacionar o trabalho do historiador com o de um detetive, que analisa pistas para entender um acontecimento.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
2. Cantigas, lendas, entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades que não usam a escrita é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da história de seu povo. As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte para o conhecimento da História. Brinquedos, móveis, vestimentas etc. são objetos da cultura material de um grupo ou povo e, como tal, também são importantes fontes históricas.
3. No século XIX, havia uma grande valorização das fontes escritas. No decorrer do século XX, outras fontes foram consideradas fontes históricas, como as fontes visuais, audiovisuais e orais. Ou seja, como já vimos anteriormente, as fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História.
Fontes orais: CDs, MP3, DVDs, relatos e depoimentos de pessoas sobre determinado acontecimento;
Fontes escritas: documentos escritos que registram acontecimento passado;
Fontes Iconográficas ou Visuais: imagens que registrem o passado como fotos, pinturas, cartões postais etc.;
Fontes arquitetônicas: casas monumentais e outras edificações.
Elaborar uma tabela com os tipos de fontes históricas e exemplos fornecidos no texto.
Responder às perguntas:
Qual é a importância das fontes orais para as sociedades que não possuem escrita?
Cite três exemplos de fontes arquitetônicas.
Explique como o trabalho do arqueólogo contribui para o trabalho do historiador.
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Fornecer uma atividade de correspondência:
Relacione os exemplos às categorias corretas (ex.: "Relato oral" -> Fonte oral, "Pintura" -> Fonte visual).
Propor uma atividade com imagens de fontes históricas, pedindo que os alunos as agrupem por categorias com ajuda de símbolos ou cores.
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