TEMA: Origens da
humanidade: Criacionismo II
Nossa aula foi:
6ºA,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
6ºB,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
HABILIDADES
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
CONTEÚDO
Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender as narrativas míticas e religiosas de diferentes culturas sobre a criação do ser humano.
Identificar as similaridades e diferenças entre mitos e religiões, destacando temas comuns como o uso do barro e o sopro da vida.
Reconhecer a existência de variações dentro de uma mesma narrativa, conforme as tradições culturais.
Valorizar a pluralidade cultural e o respeito às diferentes explicações sobre a origem da humanidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta: “Você conhece histórias ou crenças sobre a criação do mundo e do ser humano?”
Dialogar com os alunos, incentivando-os a compartilhar mitos ou crenças que conheçam.
Distribuir o texto "Mitologias e Religiões: As Origens do Ser Humano".
Realizar a leitura em conjunto, destacando os seguintes aspectos:
Mitologia egípcia: Rá criando a humanidade com suas lágrimas.
Cristandade: Criação do homem à imagem e semelhança de Deus, a partir do barro.
As similaridades entre as narrativas (uso do barro, sopro da vida) e as variações culturais.
Apresentar uma imagem da pintura de Michelangelo na Capela Sistina.
Pedir que os alunos observem a pintura e descrevam o que enxergam.
Debater sobre como a arte pode ser uma forma de representar crenças e histórias.
Dividir os alunos em grupos e entregar fichas com diferentes mitos (egípcio, cristão, maia, ioruba).
Cada grupo deve comparar os mitos e preencher uma tabela simples:
Cultura.
Material usado na criação.
Quem criou o ser humano.
Similaridades com outros mitos.
Promover um debate sobre a importância dos mitos na construção das identidades culturais.
Perguntar: “Por que é importante conhecer e respeitar diferentes narrativas?”
MATERIAL:
Material Seduc Aula 03/2023
6. Na
mitologia egípcia, existem variações do mito de origem da humanidade. Segundo
um desses mitos egípcios, Rá criou a Terra, povoou-a com plantas e animais e
depois, a partir de suas lágrimas, criou o ser humano. Destaque que, em cada
cultura, há diferentes mitos de criação do ser humano e, com frequência, um
mesmo mito apresenta diferentes versões, ou seja, é narrado com variações por
povos diferentes.
7. Pintura feita por Michelangelo no teto da Capela Sistina, no Palácio do Vaticano, em 1510, que representa a criação do homem por Deus, à sua imagem e semelhança. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.
8. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar um texto curto respondendo às questões:
Qual é a explicação da mitologia egípcia para a criação do ser humano?
Como o cristianismo explica a criação do homem?
Quais são as semelhanças entre as diferentes narrativas?
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Propor uma atividade de múltipla escolha ou preenchimento de lacunas.
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Oferecer cartões ilustrados com símbolos dos mitos e pedir que associem os símbolos às culturas correspondentes (ex.: barro -> cristianismo, lágrimas -> mitologia egípcia).
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
História: tempo, espaço e formas de registros.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização:
Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra
Os objetivos da aula são:
Compreender as narrativas míticas e religiosas de diferentes culturas sobre a criação do ser humano.
Identificar as similaridades e diferenças entre mitos e religiões, destacando temas comuns como o uso do barro e o sopro da vida.
Reconhecer a existência de variações dentro de uma mesma narrativa, conforme as tradições culturais.
Valorizar a pluralidade cultural e o respeito às diferentes explicações sobre a origem da humanidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com a pergunta: “Você conhece histórias ou crenças sobre a criação do mundo e do ser humano?”
Dialogar com os alunos, incentivando-os a compartilhar mitos ou crenças que conheçam.
Distribuir o texto "Mitologias e Religiões: As Origens do Ser Humano".
Realizar a leitura em conjunto, destacando os seguintes aspectos:
Mitologia egípcia: Rá criando a humanidade com suas lágrimas.
Cristandade: Criação do homem à imagem e semelhança de Deus, a partir do barro.
As similaridades entre as narrativas (uso do barro, sopro da vida) e as variações culturais.
Apresentar uma imagem da pintura de Michelangelo na Capela Sistina.
Pedir que os alunos observem a pintura e descrevam o que enxergam.
Debater sobre como a arte pode ser uma forma de representar crenças e histórias.
Dividir os alunos em grupos e entregar fichas com diferentes mitos (egípcio, cristão, maia, ioruba).
Cada grupo deve comparar os mitos e preencher uma tabela simples:
Cultura.
Material usado na criação.
Quem criou o ser humano.
Similaridades com outros mitos.
Promover um debate sobre a importância dos mitos na construção das identidades culturais.
Perguntar: “Por que é importante conhecer e respeitar diferentes narrativas?”
MATERIAL:
Material Seduc Aula 03/2023
7. Pintura feita por Michelangelo no teto da Capela Sistina, no Palácio do Vaticano, em 1510, que representa a criação do homem por Deus, à sua imagem e semelhança. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.
8. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.
Elaborar um texto curto respondendo às questões:
Qual é a explicação da mitologia egípcia para a criação do ser humano?
Como o cristianismo explica a criação do homem?
Quais são as semelhanças entre as diferentes narrativas?
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Propor uma atividade de múltipla escolha ou preenchimento de lacunas.
Oferecer cartões ilustrados com símbolos dos mitos e pedir que associem os símbolos às culturas correspondentes (ex.: barro -> cristianismo, lágrimas -> mitologia egípcia).
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