Aula 5 Surgimento da História

TEMA: Surgimento da História
Nossa aula foi:
6ºA, segunda-feira, 27 de janeiro de 2025. Retomada em segunda-feira, 27 de janeiro de 2025.
6ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
 
EIXO TEMÁTICO
História: tempo, espaço e formas de registros.
 
HABILIDADES
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico:
 
CONTEÚDO
Produção do saber histórico
 
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Compreender o surgimento da História como ciência, destacando a contribuição de Heródoto e Tucídides.
Identificar os diferentes tipos de fontes históricas e sua importância para o trabalho do historiador.
Reconhecer o papel de todos os indivíduos e grupos como sujeitos da História.
Relacionar o trabalho do historiador ao de um detetive, valorizando a análise das fontes históricas.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar a aula com a pergunta: “Quem faz a História?”
Promover uma breve discussão sobre o papel de pessoas comuns e eventos do cotidiano na construção da História.
Distribuir o texto "Surgimento da História" e realizar a leitura em conjunto, com explicações pontuais:
Quem foi Heródoto e por que ele é considerado o pai da História.
A importância de Tucídides como precursor do método crítico.
A definição e os exemplos de fontes históricas (escritas, visuais, orais e culturais).
Dividir os alunos em pequenos grupos e entregar a cada grupo um conjunto de "fontes históricas" (imagens de documentos, brinquedos antigos, pinturas, relatos orais etc.).
Cada grupo deve analisar as fontes, identificar a categoria de cada uma (escrita, visual, oral ou cultural) e criar uma hipótese sobre o que essa fonte poderia nos ensinar sobre a História.
Pedir que cada grupo compartilhe suas conclusões com a turma.
Conectar as descobertas dos alunos com o conceito de que todos somos sujeitos da História.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
 
Surgimento da História
1. O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios. Um dos eventos da história grega narrados por Heródoto foram as Guerras Médicas, conflito travado durante a invasão da Grécia pelos persas.
2. Tucídides foi o primeiro historiador a utilizar, de fato, um método de análise que permitisse reconstituir e formular uma análise a respeito de um acontecimento passado. Seu trabalho foi a respeito da Guerra do Peloponeso, conflito travado entre as cidades de Atenas e Esparta.
As fontes históricas
3. O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos, por exemplo, um fio de cabelo, um brinco, uma lata vazia... O historiador age de forma semelhante: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a trajetória de um povo, um grupo ou um indivíduo. Os vestígios (escritos, imagens, objetos etc.) produzidos pelo ser humano na sua passagem pela Terra são chamados de fontes históricas.
4. As fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material. Vejamos alguns exemplos dos diferentes tipos de fontes históricas:
Fontes escritas: cédulas de identidade, diários e leis, livros.
Fontes visuais: fotografias, pinturas, desenhos e cartões postais.
Fontes orais: cantigas, lendas e entrevistas.
Fontes da cultura material: brinquedos, móveis, vestimentas, monumentos históricos.
Quem faz a História?
5. A História não é feita apenas pelos grandes personagens (reis, generais, presidentes), mas por todos nós, isto é, por pessoas como eu, você, sua professora, a diretora, a prefeita etc.; por grupos como o dos artesãos, dos idosos, dos soldados, dos ricos, das mulheres, das crianças etc.; e por instituições sociais como a Igreja, a Câmara dos Deputados, o Exército etc. Assim pode-se dizer que você, sua professora, seus parentes, os artistas, os políticos, a Igreja e o Exército... todos nós, portanto, somos sujeitos da História.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Solicitar um texto curto respondendo às seguintes questões:
Quem foram Heródoto e Tucídides?
O que são fontes históricas? Dê exemplos.
Por que todos nós somos sujeitos da História?
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Oferecer um questionário de múltipla escolha com questões baseadas no texto.
 
Para alunos com déficit intelectual que não sabem ler:
Propor uma atividade com imagens de fontes históricas e pedir que os alunos classifiquem as imagens em diferentes categorias (escritas, visuais, orais, culturais), usando fichas coloridas ou símbolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário