TEMA: Sociedade
Egípcia II
Nossa aula foi:
6ºA,quarta-feira,
4 de junho de 2025 . Retomada sexta-feira,
6 de junho de 2025 .
6ºB,segunda-feira,
2 de junho de 2025 . Retomada terça-feira,
3 de junho de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
HABILIDADES
(GO-EF06HI07-B) Compreender a história, cultura, sociedade, política e religião das antigas civilizações africanas com destaque para os Núbios, Etíopes, Reino Kush e Egípcios.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
CONTEÚDO
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios.
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais aspectos da arquitetura, economia e religião do Egito Antigo.
Identificar as características e finalidades das pirâmides, templos e esculturas egípcias.
Reconhecer a importância do rio Nilo na economia agrícola egípcia.
Conhecer os principais deuses do Egito e seus significados simbólicos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e entregar o texto “Sociedade Egípcia II” para leitura dirigida com apoio do professor.
Organizar a sala em estações temáticas (Arquitetura, Economia, Deuses) com diferentes atividades:
Estação 1 – Arquitetura:
Observar imagens de pirâmides, templos e esculturas egípcias.
Produzir legendas explicativas com base no texto.
Informações do texto:
A principal arte desenvolvida no Egito antigo foi a arquitetura.
A arquitetura era profundamente marcada pela religiosidade.
Foi voltada principalmente para a construção de grandes templos (moradas dos deuses), como os de Karnac, Luxor, Abu-Simbel.
As pirâmides de Gizé (túmulos dos faraós) são atribuídas a Quéops, Quéfren e Miquerinos.
A escultura atingiu o auge com obras de grandes proporções, como esfinges e estátuas de faraós.
Havia também obras de pequeno porte, como sarcófagos de pedra ou madeira, que reproduziam as feições do morto.
Os artífices incrustavam pupilas de cristal nos olhos dos sarcófagos para ajudar a alma a encontrar o corpo.
A pintura egípcia representava cenas do dia a dia, ajudando a reconstruir a vida cotidiana dos egípcios.
Estação 2 – Economia:
Analisar uma representação do ciclo do rio Nilo e sua relação com a agricultura.
Montar um esquema com os produtos agrícolas e práticas econômicas.
Informações do texto:
A economia egípcia era baseada na agricultura.
Principais produtos: trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro e algodão.
O rio Nilo era essencial para a economia e para a unidade política do Egito.
Das águas do Nilo dependia a vida de milhares de pessoas.
A construção de diques, reservatórios e canais de irrigação era tarefa do Estado.
Outras atividades econômicas incluíam: pesca, caça e criação de animais.
Não havia propriedade privada da terra; ela pertencia à comunidade como um todo.
Camponeses e artesãos davam parte de sua produção ao Estado em troca do direito de cultivar o solo.
Estação 3 – Deuses Egípcios:
Ler e organizar um quadro com os nomes dos deuses e seus significados.
Associar imagens ou símbolos aos deuses descritos no texto.
Informações do texto:
Os egípcios eram politeístas, acreditavam em vários deuses.
A religião egípcia era baseada na mitologia (crença em um ser superior).
Os deuses tinham características humanas e poderes de transformação.
Existiam formas de zoomorfismo (forma animal) e antropomorfismo (forma de homem e animal).
Deuses citados e seus significados:
Nun (Nu ou Ny) Simbolizava a água cósmica que deu origem ao Universo.
Atum (Atum-Rá) Representava a transformação de Nun e a explosão que gerou o Universo (semelhante ao Big Bang).
Amon (ou Amun) Considerado o rei dos deuses, esposo de Mut.
Aton (ou Aten) Deus do atomismo, relacionado ao disco solar.
Rá (ou Ré) Deus da criação, um dos principais deuses egípcios.
Ka Força mística que representava a alma dos deuses e dos homens.
Ptah Deus criador e protetor da cidade de Mênfis, patrono dos artesãos e arquitetos.
Hu Representava a palavra de criação do Universo.
Promover um rodízio entre os grupos, para que todos passem por todas as estações.
Finalizar com um painel coletivo, em que os grupos apresentam o que aprenderam em cada estação.
Material didático:
Texto: Civilizações Pré-Colombianas – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 8, Segundo Bimestre
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Aplicar atividade escrita com questões objetivas e dissertativas curtas, baseadas no texto e nas estações.
Exemplos de questões:
1. Qual a importância do rio Nilo para o Egito Antigo?
Resposta:
O rio Nilo era responsável por mover a economia e garantir a unidade política ao antigo Egito. De suas águas dependia a vida de milhares de pessoas.
2. Cite dois deuses egípcios e suas representações.
Resposta:
Nun (Nu ou Ny): simbolizava a água ou o líquido cósmico que deu origem ao Universo.
Rá (ou Ré): era o deus da criação, sendo um dos principais deuses do Egito.
3. Para que serviam as pirâmides construídas no Egito Antigo?
Resposta:
As pirâmides serviam como túmulos dos faraós, como as de Gizé, atribuídas a Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Avaliar a participação nas atividades em grupo, a organização das produções nas estações e o cumprimento das tarefas.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Entregar atividades com frases curtas e linguagem simplificada, com imagens ilustrativas.
Usar banco de palavras ou atividades de completar lacunas com apoio do texto.
Exemplos de itens adaptados:
O rio ________ era muito importante para a agricultura. (Nilo)
Os egípcios construíram ________ para sepultar os faraós. (pirâmides)
O deus Rá era o deus da ________. (criação)
Permitir leitura acompanhada ou com uso de texto de apoio.
MATERIAL:
Sociedade Egípcia II
1. Arquitetura Egípcia. A principal arte desenvolvida no Egito antigo foi a arquitetura. Profundamente marcada pela religiosidade, voltou-se principalmente para a construção de grandes templos (moradas dos deuses), como os de Karnac, Luxor, Abu-Simbel e as célebres pirâmides de Gizé (túmulos dos faraós), atribuídas a Quéops, Quéfren e Miquerinos. A escultura egípcia atingiu o auge com a construção de grandes proporções como as esfinges e as estátuas dos faraós. Merece atenção as obras de pequeno porte como os sarcófagos, de pedra ou madeira, nos quais os artífices procuravam reproduzir as feições do morto, para ajudar a alma a encontrar o corpo. Eles chegavam a incrustar nos olhos, pupilas de cristal. A pintura representava cenas do dia a dia, permitindo hoje se reconstruir a vida cotidiana dos egípcios.
2. Economia Egípcia. A economia egípcia era baseada na agricultura, principalmente de trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro e algodão. O rio Nilo era responsável por mover a economia e garantir a unidade política ao antigo Egito. De suas águas dependia a vida de milhares de pessoas. A construção de diques, reservatórios e canais de irrigação, era tarefa do Estado. Era desenvolvida a pesca, a caça e a criação de animais. Uma característica da economia era que não havia propriedade privada da terra, que pertencia a comunidade como um todo. Os camponeses e artesãos eram obrigados a dar parte de seus produtos para o Estado em troca do direito de cultivar o solo.
3. Deuses Egípcios. Os egípcios eram politeístas, ou seja, acreditavam em varios deuses. Sua religião era baseada na mitologia (crença na existência de um ser superior). Os deuses egípcios possuíam características humanas, sendo que muitos deles possuíam poderes de transformação. Assim, o zoomorfismo (formas de animais) ou antropomorfismo (formas de animais e homens) são dois conceitos que caracterizavam os deuses egípcios. os deuses mais importantes os quais estão associados com o mito de criação (origem do universo):
3.1 Nun (Nu ou Ny): simbolizava a água ou o líquido cósmico que deu origem ao Universo.
3.2 Atum (Atum-Rá, Tem, Temu, Tum e Atem): representa a transformação de Nun, sendo considerado aquele que deu origem a explosão do Universo (semelhante ao Bing Bang) e que gerou os diversos corpos celestes, separando assim, o céu e a Terra.
3.3 Amon (ou Amun): esposa de Mut, ele é considerado o rei dos deuses.
3.4 Aton (Aton ou Aten): relacionado ao sol, ele foi o deus do atomismo que estava relacionado com o disco solar.
3.5 Rá (ou Ré): deus da criação, sendo um dos principais deuses do Egito.
3.6 Ka: força mística que representava a alma dos deuses e dos homens.
3.7 Ptah: marido de Sekhmet e de Bastet, representava o deus criador e protetor da cidade de Mênfis. Além disso, era considerado deus dos artesãos e arquitetos.
3.8 Hu: representava a palavra de criação do Universo.
TÓPICOS
🏛️ 1. Arquitetura Egípcia
A
principal arte do Egito Antigo foi a arquitetura.
A arquitetura era religiosa e voltada para templos e túmulos.
Templos importantes: Karnac, Luxor e Abu-Simbel.
Pirâmides de Gizé: túmulos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
A escultura egípcia produziu esfinges e estátuas dos faraós.
Também havia sarcófagos de pedra ou madeira, com o rosto do morto.
Os artesãos colocavam pupilas de cristal nos olhos dos sarcófagos.
A pintura mostrava cenas do dia a dia, ajudando a conhecer a vida cotidiana.
🌾 2. Economia Egípcia
Baseada
na agricultura: trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro e algodão.
O rio Nilo era essencial para a economia e para unir politicamente o Egito.
O Estado construía diques, reservatórios e canais de irrigação.
Também havia pesca, caça e criação de animais.
Não existia propriedade privada da terra.
As terras pertenciam à comunidade.
Camponeses e artesãos entregavam parte da produção ao Estado pelo direito de cultivar.
🛕 3. Deuses Egípcios
Os
egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses).
A religião era baseada na mitologia (crença em seres superiores).
Os deuses podiam ter forma humana (antropomorfismo) ou forma animal (zoomorfismo).
🔆 Principais Deuses e
Representações:
Nun (Nu
ou Ny): líquido cósmico que deu origem ao Universo.
Atum (Atum-Rá): transformou-se a partir de Nun e criou os corpos celestes.
Amon (ou Amun): rei dos deuses, esposo de Mut.
Aton (ou Aten): deus ligado ao disco solar e ao atomismo.
Rá (ou Ré): deus da criação, um dos principais do Egito.
Ka: força mística, representa a alma dos deuses e dos homens.
Ptah: deus criador, protetor de Mênfis, dos artesãos e arquitetos.
Hu: representa a palavra que criou o Universo.
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
(GO-EF06HI07-B) Compreender a história, cultura, sociedade, política e religião das antigas civilizações africanas com destaque para os Núbios, Etíopes, Reino Kush e Egípcios.
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios.
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais aspectos da arquitetura, economia e religião do Egito Antigo.
Identificar as características e finalidades das pirâmides, templos e esculturas egípcias.
Reconhecer a importância do rio Nilo na economia agrícola egípcia.
Conhecer os principais deuses do Egito e seus significados simbólicos.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e entregar o texto “Sociedade Egípcia II” para leitura dirigida com apoio do professor.
Organizar a sala em estações temáticas (Arquitetura, Economia, Deuses) com diferentes atividades:
Estação 1 – Arquitetura:
Observar imagens de pirâmides, templos e esculturas egípcias.
Produzir legendas explicativas com base no texto.
Informações do texto:
A principal arte desenvolvida no Egito antigo foi a arquitetura.
A arquitetura era profundamente marcada pela religiosidade.
Foi voltada principalmente para a construção de grandes templos (moradas dos deuses), como os de Karnac, Luxor, Abu-Simbel.
As pirâmides de Gizé (túmulos dos faraós) são atribuídas a Quéops, Quéfren e Miquerinos.
A escultura atingiu o auge com obras de grandes proporções, como esfinges e estátuas de faraós.
Havia também obras de pequeno porte, como sarcófagos de pedra ou madeira, que reproduziam as feições do morto.
Os artífices incrustavam pupilas de cristal nos olhos dos sarcófagos para ajudar a alma a encontrar o corpo.
A pintura egípcia representava cenas do dia a dia, ajudando a reconstruir a vida cotidiana dos egípcios.
Estação 2 – Economia:
Analisar uma representação do ciclo do rio Nilo e sua relação com a agricultura.
Montar um esquema com os produtos agrícolas e práticas econômicas.
Informações do texto:
A economia egípcia era baseada na agricultura.
Principais produtos: trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro e algodão.
O rio Nilo era essencial para a economia e para a unidade política do Egito.
Das águas do Nilo dependia a vida de milhares de pessoas.
A construção de diques, reservatórios e canais de irrigação era tarefa do Estado.
Outras atividades econômicas incluíam: pesca, caça e criação de animais.
Não havia propriedade privada da terra; ela pertencia à comunidade como um todo.
Camponeses e artesãos davam parte de sua produção ao Estado em troca do direito de cultivar o solo.
Estação 3 – Deuses Egípcios:
Ler e organizar um quadro com os nomes dos deuses e seus significados.
Associar imagens ou símbolos aos deuses descritos no texto.
Informações do texto:
Os egípcios eram politeístas, acreditavam em vários deuses.
A religião egípcia era baseada na mitologia (crença em um ser superior).
Os deuses tinham características humanas e poderes de transformação.
Existiam formas de zoomorfismo (forma animal) e antropomorfismo (forma de homem e animal).
Deuses citados e seus significados:
Nun (Nu ou Ny) Simbolizava a água cósmica que deu origem ao Universo.
Atum (Atum-Rá) Representava a transformação de Nun e a explosão que gerou o Universo (semelhante ao Big Bang).
Amon (ou Amun) Considerado o rei dos deuses, esposo de Mut.
Aton (ou Aten) Deus do atomismo, relacionado ao disco solar.
Rá (ou Ré) Deus da criação, um dos principais deuses egípcios.
Ka Força mística que representava a alma dos deuses e dos homens.
Ptah Deus criador e protetor da cidade de Mênfis, patrono dos artesãos e arquitetos.
Hu Representava a palavra de criação do Universo.
Promover um rodízio entre os grupos, para que todos passem por todas as estações.
Finalizar com um painel coletivo, em que os grupos apresentam o que aprenderam em cada estação.
Material didático:
Texto: Civilizações Pré-Colombianas – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 8, Segundo Bimestre
Aplicar atividade escrita com questões objetivas e dissertativas curtas, baseadas no texto e nas estações.
Exemplos de questões:
1. Qual a importância do rio Nilo para o Egito Antigo?
Resposta:
O rio Nilo era responsável por mover a economia e garantir a unidade política ao antigo Egito. De suas águas dependia a vida de milhares de pessoas.
2. Cite dois deuses egípcios e suas representações.
Resposta:
Nun (Nu ou Ny): simbolizava a água ou o líquido cósmico que deu origem ao Universo.
Rá (ou Ré): era o deus da criação, sendo um dos principais deuses do Egito.
3. Para que serviam as pirâmides construídas no Egito Antigo?
Resposta:
As pirâmides serviam como túmulos dos faraós, como as de Gizé, atribuídas a Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Avaliar a participação nas atividades em grupo, a organização das produções nas estações e o cumprimento das tarefas.
Entregar atividades com frases curtas e linguagem simplificada, com imagens ilustrativas.
Usar banco de palavras ou atividades de completar lacunas com apoio do texto.
Exemplos de itens adaptados:
O rio ________ era muito importante para a agricultura. (Nilo)
Os egípcios construíram ________ para sepultar os faraós. (pirâmides)
O deus Rá era o deus da ________. (criação)
Permitir leitura acompanhada ou com uso de texto de apoio.
Sociedade Egípcia II
1. Arquitetura Egípcia. A principal arte desenvolvida no Egito antigo foi a arquitetura. Profundamente marcada pela religiosidade, voltou-se principalmente para a construção de grandes templos (moradas dos deuses), como os de Karnac, Luxor, Abu-Simbel e as célebres pirâmides de Gizé (túmulos dos faraós), atribuídas a Quéops, Quéfren e Miquerinos. A escultura egípcia atingiu o auge com a construção de grandes proporções como as esfinges e as estátuas dos faraós. Merece atenção as obras de pequeno porte como os sarcófagos, de pedra ou madeira, nos quais os artífices procuravam reproduzir as feições do morto, para ajudar a alma a encontrar o corpo. Eles chegavam a incrustar nos olhos, pupilas de cristal. A pintura representava cenas do dia a dia, permitindo hoje se reconstruir a vida cotidiana dos egípcios.
2. Economia Egípcia. A economia egípcia era baseada na agricultura, principalmente de trigo, cevada, frutas, legumes, linho, papiro e algodão. O rio Nilo era responsável por mover a economia e garantir a unidade política ao antigo Egito. De suas águas dependia a vida de milhares de pessoas. A construção de diques, reservatórios e canais de irrigação, era tarefa do Estado. Era desenvolvida a pesca, a caça e a criação de animais. Uma característica da economia era que não havia propriedade privada da terra, que pertencia a comunidade como um todo. Os camponeses e artesãos eram obrigados a dar parte de seus produtos para o Estado em troca do direito de cultivar o solo.
3. Deuses Egípcios. Os egípcios eram politeístas, ou seja, acreditavam em varios deuses. Sua religião era baseada na mitologia (crença na existência de um ser superior). Os deuses egípcios possuíam características humanas, sendo que muitos deles possuíam poderes de transformação. Assim, o zoomorfismo (formas de animais) ou antropomorfismo (formas de animais e homens) são dois conceitos que caracterizavam os deuses egípcios. os deuses mais importantes os quais estão associados com o mito de criação (origem do universo):
3.1 Nun (Nu ou Ny): simbolizava a água ou o líquido cósmico que deu origem ao Universo.
3.2 Atum (Atum-Rá, Tem, Temu, Tum e Atem): representa a transformação de Nun, sendo considerado aquele que deu origem a explosão do Universo (semelhante ao Bing Bang) e que gerou os diversos corpos celestes, separando assim, o céu e a Terra.
3.3 Amon (ou Amun): esposa de Mut, ele é considerado o rei dos deuses.
3.4 Aton (Aton ou Aten): relacionado ao sol, ele foi o deus do atomismo que estava relacionado com o disco solar.
3.5 Rá (ou Ré): deus da criação, sendo um dos principais deuses do Egito.
3.6 Ka: força mística que representava a alma dos deuses e dos homens.
3.7 Ptah: marido de Sekhmet e de Bastet, representava o deus criador e protetor da cidade de Mênfis. Além disso, era considerado deus dos artesãos e arquitetos.
3.8 Hu: representava a palavra de criação do Universo.
🏛️ 1. Arquitetura Egípcia
A arquitetura era religiosa e voltada para templos e túmulos.
Templos importantes: Karnac, Luxor e Abu-Simbel.
Pirâmides de Gizé: túmulos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
A escultura egípcia produziu esfinges e estátuas dos faraós.
Também havia sarcófagos de pedra ou madeira, com o rosto do morto.
Os artesãos colocavam pupilas de cristal nos olhos dos sarcófagos.
A pintura mostrava cenas do dia a dia, ajudando a conhecer a vida cotidiana.
O rio Nilo era essencial para a economia e para unir politicamente o Egito.
O Estado construía diques, reservatórios e canais de irrigação.
Também havia pesca, caça e criação de animais.
Não existia propriedade privada da terra.
As terras pertenciam à comunidade.
Camponeses e artesãos entregavam parte da produção ao Estado pelo direito de cultivar.
A religião era baseada na mitologia (crença em seres superiores).
Os deuses podiam ter forma humana (antropomorfismo) ou forma animal (zoomorfismo).
Atum (Atum-Rá): transformou-se a partir de Nun e criou os corpos celestes.
Amon (ou Amun): rei dos deuses, esposo de Mut.
Aton (ou Aten): deus ligado ao disco solar e ao atomismo.
Rá (ou Ré): deus da criação, um dos principais do Egito.
Ka: força mística, representa a alma dos deuses e dos homens.
Ptah: deus criador, protetor de Mênfis, dos artesãos e arquitetos.
Hu: representa a palavra que criou o Universo.
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