TEMA: Sociedade Egípcia I
Nossa aula foi:
6ºA,quarta-feira,
4 de junho de 2025 . Retomada sexta-feira,
6 de junho de 2025 .
6ºB,segunda-feira,
2 de junho de 2025 . Retomada terça-feira,
3 de junho de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
HABILIDADES
(GO-EF06HI07-B) Compreender a história, cultura, sociedade, política e religião das antigas civilizações africanas com destaque para os Núbios, Etíopes, Reino Kush e Egípcios.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
CONTEÚDO
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios.
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a estrutura social da antiga sociedade egípcia.
Identificar os diferentes grupos que compunham essa sociedade e suas funções.
Reconhecer aspectos culturais e religiosos do Egito antigo, como a crença na vida após a morte e o processo de mumificação.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula no início da explicação, contextualizando a importância do conteúdo sobre o Egito Antigo.
Entregar aos alunos o texto-base “Sociedade Egípcia I” (Seduc GO – NetEscola).
Solicitar leitura individual ou em duplas, com apoio do professor para explicações de vocabulário.
Utilizar a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, orientando os alunos a destacarem as palavras-chave e as características sociais e religiosas do Egito antigo.
Formar grupos pequenos e propor um jogo de associação, no qual os alunos devem relacionar os grupos sociais (como escribas, nobres, escravos etc.) às suas respectivas descrições.
Grupo Social Descrição (segundo o texto)
Faraó Venerado como um verdadeiro deus; governava com poder absoluto; chefe político de um Estado; símbolo da monarquia teocrática.
Parentes do Faraó Formavam a cúpula social juntamente com o faraó; estavam no topo da sociedade egípcia.
Sacerdotes Junto com os nobres, formavam a corte real.
Nobres Compunham uma aristocracia hereditária; faziam parte da elite militar e latifundiária.
Funcionários Estavam a serviço do Estado; tinham como função planejar, fiscalizar e controlar a economia.
Artesãos Trabalhadores assalariados que exerciam diferentes ofícios.
Camponeses Maioria da população; exerciam a agricultura e eram forçados a pagar altos impostos.
Soldados Mercenários estrangeiros contratados pelo Estado.
Escravos Inimigos capturados em guerras; não recebiam salário; trabalhavam muito; ganhavam roupas velhas e alimentos; não tinham direitos.
Mulheres egípcias Tinham posição de prestígio; podiam exercer qualquer função política, econômica ou social conforme sua classe social.
Realizar um momento de compartilhamento oral, no qual cada grupo explicará uma parte da estrutura social ou do processo de mumificação.
Exibir imagens sobre a mumificação e pirâmides para ilustrar o conteúdo e fortalecer a aprendizagem visual.
Reforçar os conceitos por meio de um esquema no quadro, com perguntas dirigidas à turma.
Material didático:
Texto: Civilizações Pré-Colombianas – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 8, Segundo Bimestre
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Aplicar atividade escrita com questões dissertativas e de múltipla escolha, abordando a estrutura social egípcia e os elementos culturais e religiosos.
1. Cite dois grupos privilegiados da sociedade egípcia.
Resposta:
Sacerdotes e nobres.
“Abaixo do faraó e de sua família vinham às camadas privilegiadas (sacerdotes, nobres e funcionários)...”
2. O que era a mumificação e por que os egípcios a realizavam?
Resposta:
A mumificação era a técnica desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo. Eles a realizavam porque acreditavam que a morte apenas separava o corpo da alma, e que a alma precisava encontrar o corpo no túmulo para que a vida eterna fosse possível.
“A mumificação era a técnica desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo, pois a morte apenas separava o corpo da alma. A vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servi-lhe de moradia.”
3. Aponte uma função desempenhada pelos camponeses no Egito antigo.
Resposta:
Exerciam a agricultura.
Justificativa com base no texto:
“Os camponeses formavam a maior parte da população, exerciam a agricultura e eram forçados a pagar altos impostos.”
Avaliar a participação oral dos alunos durante a leitura e o jogo de associação.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Entregar atividade com frases curtas e palavras-chave destacadas, para completar lacunas ou marcar alternativas.
Permitir uso do texto durante a atividade.
Usar imagens de apoio, especialmente para os grupos sociais e o processo de mumificação.
Exemplo de questão adaptada:
( ) Os camponeses trabalhavam com agricultura.
( ) Os faraós eram considerados deuses.
Complete: A mumificação servia para conservar o ________ depois da morte.
MATERIAL:
Nossa aula foi:
6ºA,
6ºB,
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
(GO-EF06HI07-B) Compreender a história, cultura, sociedade, política e religião das antigas civilizações africanas com destaque para os Núbios, Etíopes, Reino Kush e Egípcios.
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos):
Sociedades antigas na África: os Núbios, o Reino de Kush, etíopes, egípcios.
Os objetivos da aula são:
Compreender a estrutura social da antiga sociedade egípcia.
Identificar os diferentes grupos que compunham essa sociedade e suas funções.
Reconhecer aspectos culturais e religiosos do Egito antigo, como a crença na vida após a morte e o processo de mumificação.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula no início da explicação, contextualizando a importância do conteúdo sobre o Egito Antigo.
Entregar aos alunos o texto-base “Sociedade Egípcia I” (Seduc GO – NetEscola).
Solicitar leitura individual ou em duplas, com apoio do professor para explicações de vocabulário.
Utilizar a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, orientando os alunos a destacarem as palavras-chave e as características sociais e religiosas do Egito antigo.
Formar grupos pequenos e propor um jogo de associação, no qual os alunos devem relacionar os grupos sociais (como escribas, nobres, escravos etc.) às suas respectivas descrições.
Grupo Social Descrição (segundo o texto)
Faraó Venerado como um verdadeiro deus; governava com poder absoluto; chefe político de um Estado; símbolo da monarquia teocrática.
Parentes do Faraó Formavam a cúpula social juntamente com o faraó; estavam no topo da sociedade egípcia.
Sacerdotes Junto com os nobres, formavam a corte real.
Nobres Compunham uma aristocracia hereditária; faziam parte da elite militar e latifundiária.
Funcionários Estavam a serviço do Estado; tinham como função planejar, fiscalizar e controlar a economia.
Artesãos Trabalhadores assalariados que exerciam diferentes ofícios.
Camponeses Maioria da população; exerciam a agricultura e eram forçados a pagar altos impostos.
Soldados Mercenários estrangeiros contratados pelo Estado.
Escravos Inimigos capturados em guerras; não recebiam salário; trabalhavam muito; ganhavam roupas velhas e alimentos; não tinham direitos.
Mulheres egípcias Tinham posição de prestígio; podiam exercer qualquer função política, econômica ou social conforme sua classe social.
Realizar um momento de compartilhamento oral, no qual cada grupo explicará uma parte da estrutura social ou do processo de mumificação.
Exibir imagens sobre a mumificação e pirâmides para ilustrar o conteúdo e fortalecer a aprendizagem visual.
Reforçar os conceitos por meio de um esquema no quadro, com perguntas dirigidas à turma.
Material didático:
Texto: Civilizações Pré-Colombianas – Seduc GO, NetEscola, 6º ano, Aula 8, Segundo Bimestre
Aplicar atividade escrita com questões dissertativas e de múltipla escolha, abordando a estrutura social egípcia e os elementos culturais e religiosos.
1. Cite dois grupos privilegiados da sociedade egípcia.
Resposta:
Sacerdotes e nobres.
“Abaixo do faraó e de sua família vinham às camadas privilegiadas (sacerdotes, nobres e funcionários)...”
2. O que era a mumificação e por que os egípcios a realizavam?
Resposta:
A mumificação era a técnica desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo. Eles a realizavam porque acreditavam que a morte apenas separava o corpo da alma, e que a alma precisava encontrar o corpo no túmulo para que a vida eterna fosse possível.
“A mumificação era a técnica desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo, pois a morte apenas separava o corpo da alma. A vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servi-lhe de moradia.”
3. Aponte uma função desempenhada pelos camponeses no Egito antigo.
Resposta:
Exerciam a agricultura.
Justificativa com base no texto:
“Os camponeses formavam a maior parte da população, exerciam a agricultura e eram forçados a pagar altos impostos.”
Avaliar a participação oral dos alunos durante a leitura e o jogo de associação.
Entregar atividade com frases curtas e palavras-chave destacadas, para completar lacunas ou marcar alternativas.
Permitir uso do texto durante a atividade.
Usar imagens de apoio, especialmente para os grupos sociais e o processo de mumificação.
Exemplo de questão adaptada:
( ) Os camponeses trabalhavam com agricultura.
( ) Os faraós eram considerados deuses.
Complete: A mumificação servia para conservar o ________ depois da morte.
Slides Parágrafo 2
Sociedade Egípcia I
1. A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida e nela praticamente não havia mobilidade social. No topo da sociedade encontrava-se o Faraó e sua imensidão de parentes. O faraó era venerado como um verdadeiro Deus. Por isso, o governo era considerado uma monarquia teocrática. Por ser o chefe político de um Estado, tinha imenso poder sobre tudo e todos. Abaixo do faraó e de sua família vinham às camadas privilegiadas (sacerdotes, nobres e funcionários), e as não privilegiadas (artesãos, camponeses, escravos e soldados). Os sacerdotes formavam junto com os nobres, a corte real. Os nobres formavam uma aristocracia hereditária e compunham a elite militar e latifundiária. Os funcionários estavam a serviço do Estado para planejar, fiscalizar e controlar a economia. Os artesões eram trabalhadores assalariados que exerciam diferentes ofícios. Os camponeses formavam a maior parte da população, exerciam a agricultura e eram forçados a pagar altos impostos. Os soldados eram mercenários estrangeiros contratados pelo Estado. Os escravos geralmente eram os inimigos capturados em guerras de conquista. Trabalhavam muito e não recebiam salário. Ganhavam apenas roupas velhas e alimentos para a sobrevivência. Eram constantemente castigados como forma de punição. Eram desprezados pela sociedade e não possuíam direitos. Na sociedade egípcia, as mulheres tinham uma posição de prestígio. Podiam exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade com os homens de sua categoria social.
2. A mumificação era a técnica desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo, pois a morte apenas separava o corpo da alma. A vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servi-lhe de moradia. Para eles, depois de julgada e absolvida pelo tribunal de Osíris, a alma vinha em busca do corpo. A mumificação consistia em extrair as vísceras e imergir o corpo numa mistura de água e carbonato de sódio. Depois eram inseridas substâncias aromáticas, como mirra e canela, para evitar a deterioração. O corpo era envolvido em faixas de pano, sobre as quais passava-se cola especial para impedir o contato com o ar. Colocado em um sarcófago, o corpo era levado ao túmulo, que podiam ser simples ou imensas pirâmides, onde os faraós tinham lugar reservado numa câmara secreta. As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses, o politeísmo, e a crença em deuses com forma humana e animal, o antropozoomorfismo. Muitos deles eram associados a determinadas forças da natureza. O politeísmo egípcio era acompanhado pela forte crença em uma vida após a morte.
TÓPICOS
Parágrafo 1
🏛️ Organização Social
A
sociedade egípcia era rigidamente dividida.
Não havia mobilidade social (as pessoas nasciam e morriam na mesma classe).
O governo era uma monarquia teocrática (o faraó era considerado um deus).
👑 No topo da sociedade:
Faraó:
considerado um deus vivo e chefe do Estado.
Parentes do faraó: também estavam no topo da sociedade.
🏺 Camadas privilegiadas:
Sacerdotes:
faziam parte da corte real.
Nobres: eram da elite militar e donos de grandes terras.
Funcionários: planejavam, fiscalizavam e controlavam a economia do Estado.
🧱 Camadas não
privilegiadas:
Artesãos:
trabalhadores assalariados que exerciam diferentes ofícios.
Camponeses: agricultores que pagavam altos impostos; formavam a maior parte da população.
Soldados: mercenários estrangeiros contratados pelo Estado.
Escravos: prisioneiros de guerra, sem direitos, castigados e maltratados.
👩⚖️ Mulheres no Egito:
Tinham
posição de prestígio.
Parágrafo
2
⚰️ Crenças e Mumificação
🌀 Crenças Religiosas:
Acreditavam
em muitos deuses (🌟 politeísmo).
Deuses
tinham forma humana e animal (🦁 antropozoomorfismo).
Muitos
deuses representavam forças da natureza.
Acreditavam na vida após a morte.
🧴 A Mumificação:
Técnica
usada para conservar o corpo após a morte.
A alma precisava reencontrar o corpo no túmulo para a vida eterna.
Processo:
Retirar as vísceras.
Mergulhar o corpo em água com carbonato de sódio.
Usar mirra e canela para evitar o mau cheiro.
Enrolar em faixas com cola especial.
Colocar em sarcófago e levar ao túmulo (pirâmides ou câmaras simples).
Sociedade Egípcia I
1. A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida e nela praticamente não havia mobilidade social. No topo da sociedade encontrava-se o Faraó e sua imensidão de parentes. O faraó era venerado como um verdadeiro Deus. Por isso, o governo era considerado uma monarquia teocrática. Por ser o chefe político de um Estado, tinha imenso poder sobre tudo e todos. Abaixo do faraó e de sua família vinham às camadas privilegiadas (sacerdotes, nobres e funcionários), e as não privilegiadas (artesãos, camponeses, escravos e soldados). Os sacerdotes formavam junto com os nobres, a corte real. Os nobres formavam uma aristocracia hereditária e compunham a elite militar e latifundiária. Os funcionários estavam a serviço do Estado para planejar, fiscalizar e controlar a economia. Os artesões eram trabalhadores assalariados que exerciam diferentes ofícios. Os camponeses formavam a maior parte da população, exerciam a agricultura e eram forçados a pagar altos impostos. Os soldados eram mercenários estrangeiros contratados pelo Estado. Os escravos geralmente eram os inimigos capturados em guerras de conquista. Trabalhavam muito e não recebiam salário. Ganhavam apenas roupas velhas e alimentos para a sobrevivência. Eram constantemente castigados como forma de punição. Eram desprezados pela sociedade e não possuíam direitos. Na sociedade egípcia, as mulheres tinham uma posição de prestígio. Podiam exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade com os homens de sua categoria social.
2. A mumificação era a técnica desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo, pois a morte apenas separava o corpo da alma. A vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servi-lhe de moradia. Para eles, depois de julgada e absolvida pelo tribunal de Osíris, a alma vinha em busca do corpo. A mumificação consistia em extrair as vísceras e imergir o corpo numa mistura de água e carbonato de sódio. Depois eram inseridas substâncias aromáticas, como mirra e canela, para evitar a deterioração. O corpo era envolvido em faixas de pano, sobre as quais passava-se cola especial para impedir o contato com o ar. Colocado em um sarcófago, o corpo era levado ao túmulo, que podiam ser simples ou imensas pirâmides, onde os faraós tinham lugar reservado numa câmara secreta. As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses, o politeísmo, e a crença em deuses com forma humana e animal, o antropozoomorfismo. Muitos deles eram associados a determinadas forças da natureza. O politeísmo egípcio era acompanhado pela forte crença em uma vida após a morte.
Parágrafo 1
🏛️ Organização Social
Não havia mobilidade social (as pessoas nasciam e morriam na mesma classe).
O governo era uma monarquia teocrática (o faraó era considerado um deus).
Parentes do faraó: também estavam no topo da sociedade.
Nobres: eram da elite militar e donos de grandes terras.
Funcionários: planejavam, fiscalizavam e controlavam a economia do Estado.
Camponeses: agricultores que pagavam altos impostos; formavam a maior parte da população.
Soldados: mercenários estrangeiros contratados pelo Estado.
Escravos: prisioneiros de guerra, sem direitos, castigados e maltratados.
⚰️ Crenças e Mumificação
Acreditavam na vida após a morte.
A alma precisava reencontrar o corpo no túmulo para a vida eterna.
Processo:
Retirar as vísceras.
Mergulhar o corpo em água com carbonato de sódio.
Usar mirra e canela para evitar o mau cheiro.
Enrolar em faixas com cola especial.
Colocar em sarcófago e levar ao túmulo (pirâmides ou câmaras simples).
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